Araújo (2012) |
Investigar as causas de evasão, durante o período de 2007 a 2010, no curso técnico integrado de Química de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (campus Monte Castelo/ São Luís), ofertado pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). |
Coincidência com horário de trabalho, ausência de relação entre o currículo e as expectativas do discente, falta de afinidade, falta de conhecimento base, falta de professor, custeio de transporte e o fato de alguns alunos já possuírem o Ensino Médio. |
Azevedo e Lima (2011) |
Abordar a evasão escolar no âmbito do Proeja, implantado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT) em outubro de 2007. |
Trabalho (incluindo o doméstico), família e deficit de cultura escolar. |
Cravo (2012) |
Investigar as causas de evasão no curso técnico de Informática de uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. |
Não identificação com o curso, horário incompatível, dificuldades de aprendizagem, mudança de curso, mudança de cidade, doença e outros. |
Machado (2009) |
Analisar os fatores motivadores de evasão nos cursos de Agropecuária e Informática da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes – Minas Gerais, abrangendo o período de 2002 a 2006. |
Afastamento da família, não identificação com o curso escolhido, drogas, excesso de atividades propostas pela escola, dificuldades relativas ao processo ensino-aprendizagem, desmotivação, deficiência na formação escolar, distanciamento cultural entre escola e aluno, práticas pedagógicas e aspectos institucionais. |
Marconatto (2009) |
Pesquisar aspectos da evasão escolar no Curso Técnico Agrícola (modalidade EJA) da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – Santa Catarina. |
Dificuldade em conciliar horário de estudo com o trabalho, desejo ou necessidade de trabalhar e dificuldade de adaptação à escola. |
Moreira (2012) |
Identificar fatores que influenciam a evasão escolar nos cursos técnicos do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais. |
Dificuldade de conciliar o horário de estudo e trabalho, necessidade de trabalhar, o fato de a escola ser distante de casa e/ou do trabalho, dificuldades financeiras, falta de motivação para continuar os estudos, falta de flexibilidade nos horários para cursar as matérias, excesso de matérias no curso e professores muito exigentes. |
Silva, Pelissari e Steimbach (2013) |
Discutir as razões de permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. |
Preferência pelo ensino médio regular, falta de gosto pelo curso e dificuldade nas disciplinas. |