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Formação de profissionais da Educação: impactos políticos e sociais da relação entre orientador e orientandos na Pós-Graduação

Resumo

O texto é uma reflexão sobre a estreita relação existente entre a pesquisa e a formação de profissionais da Educação. O objetivo é evidenciar que as pesquisas na pós-graduação interferem na sociedade sob todos os aspectos, em especial na Educação Básica. Em virtude disso, a formação de novos pesquisadores por orientadores constitui-se em peça chave para o desenvolvimento da ciência no país. Face a essa percepção, o tema precisa ser visitado e investigado, pois, a relação entre orientador/a e orientandos/as, constitui o coração da pós-graduação e os seus resultados atingem a todos, como atestam os dados do Inep trazidos no artigo. É preciso ponderar que a pós-graduação, ao produzir ciência e formar professores do Ensino Superior que, por seu turno, formam novos professores não pode ser descurada. Saliento que as formulações apresentadas aqui evidenciam meu lugar de docência, minha ação política, no qual o conhecimento histórico é o vetor da vida em comum, portanto, é por estar nele que considero essencial debater a relação entre orientando e orientador, na pós-graduação.

Pós-Graduação Stricto Sensu; Ensino Superior; Educação Básica; Formação Profissional; Orientador/a-Orientando/a

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