Resumo
Os desafios que as sociedades enfrentam actualmente tornam necessário que o âmbito educativo promova a formação de cidadãos globais capazes de agir em prol de um desenvolvimento sustentável e humano. Perante esta situação, este estudo tem como objectivo avaliar se os regulamentos educativos que regem o Ensino Secundário Obrigatório e o Bacharelato em Espanha promovem actualmente a formação de cidadãos globais que apoiem a mudança para uma sociedade mais sustentável e igualitária. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, uma vez que se procedeu a uma análise documental dos currículos actuais das duas etapas educativas. Os resultados apontam para algumas lacunas nos currículos quando se trata de promover a mobilização dos estudantes e de trabalhar em questões como a pobreza, as desigualdades entre países e o desenvolvimento sustentável. Os currículos analisados devem colmatar os défices identificados, uma vez que é necessário formar cidadãos críticos e dispostos a transformar o mundo, tornando-o mais humano e sustentável.
Educação para a Cidadania Global; Sustentabilidade; Ensino Secundário; Curriculum Educacional Espanhol