Resumo
Em busca de se tornar um país inovador até 2049, para o centenário da República Popular da China, o recente crescimento econômico chinês impressiona e dá a essa nação a previsão de ocupar o posto de primeira economia mundial até 2030. Desempenho este que despertou o interesse de compreender de que modo a relação entre Estado, universidade e empresa tem contribuído para tal desenvolvimento econômico. Para tanto, esta investigação, de caráter exploratório, fez uso de pesquisas bibliográfica, documental e de campo (entrevistas e aplicação de questionário). Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo teórica, com as categorias teóricas elaboradas a partir da teoria Tríplice Hélice e Transferência do Conhecimento. Os achados indicam se tratar de uma relação virtuosa, que ocorre de forma assimétrica com um Estado de múltiplas responsabilidades e comprometido com as forças propulsoras do desenvolvimento econômico, oscilando entre um “Estado forte” e um “Estado efetivo”.
Teoria da Tríplice Hélice; Estado Chinês; Universidade Chinesa; Empresa Chinesa; China