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Data Envelopment Analysis (DEA): uma análise da eficiência no Spaece das escolas estaduais da região 4 do município de Fortaleza (CE)

Data Envelopment Analysis (DEA): An analysis of the efficiency in Spaece of State Schools in Region 4 of the Municipality of Fortaleza (CE)

Data Envelopment Analysis (DEA): Un análisis de la eficiencia en SPAECE de las Escuelas Estatales en la Región 4 de la ciudad de Fortaleza (CE)

Resumo

Neste artigo propõe-se avaliar a eficiência das escolas estaduais do Ensino Médio da região 4 do município de Fortaleza (CE) por meio dos resultados obtidos no Spaece, nas edições de 2022 e 2023. Para tanto, foi utilizado o método quadripolar e a modelagem por meio do Data Envelopment Analysis (DEA), com retornos variáveis de escala (Variable Returns to Scale - VRS), modelo BCC-O orientado pelos outputs, introduzido por Banker, Charnes e Cooper (1984) para verificar a eficiência das escolas estaduais da região 4 do município de Fortaleza. Avaliou-se a proficiência em língua portuguesa e matemática das edições de 2022 e 2023 do Spaece das 21 escolas estaduais da região 4. Os resultados após aplicação do software OSDEA-GUI-v0.2.jar revelaram que das 21 escolas, 9 escolas foram consideradas com valor objetivo 1 eficiente tanto em língua portuguesa como em matemática. A partir do Benchmark foram identificadas 2 escolas com maior incidência como DMU referência e levantado as melhores práticas dessas escolas que podem servir de exemplo para as outras escolas menos eficientes.

Análise Envoltória de Dados; Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará; Ensino Médio; Eficiência Escolar

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