Acessibilidade / Reportar erro

Qual o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam na política de accountability escolar no estado do Ceará?

What place do the children from the 2nd grade of elementary school take in the school accountability policy in the state of Ceará?

¿Cuál es el lugar que ocupan los niños del 2º año de la Enseñanza Fundamental en la política de accountability escolar en el estado de Ceará?

Resumo

Esse artigo busca desvelar os efeitos do modelo de responsabilização na relação entre docentes e discentes em escolas de alto rendimento no Ceará, questionando o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam diante da política representada pelo Prêmio Escola Nota Dez. De natureza qualitativa, investigou essa realidade em escolas premiadas de cinco municípios de diferentes regiões do estado, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com professoras do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise do material empírico baseou-se na noção de fusão de horizontes da hermenêutica gadameriana . Verificou-se que a obsessão de trabalhar sistematicamente o alcance da premiação tende a impor um standard student , ocupando a criança um lugar passivo, de receptora e reprodutora de conhecimentos.

Accountability; Avaliação da Educação; Ensino Fundamental; Crianças

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br