Open-access Desafios para a avaliação e a sustentabilidade da editoria científica em Educação*

Challenges in the evaluation and sustainability of scientific publishing in Education

Desafíos para la evaluación y sostenibilidad de la publicación científica en Educación

Resumo

As revistas científicas funcionam como importante veículo de difusão de conhecimento e de certificação de autoria no debate intelectual promovido entre as diversas áreas de conhecimento. Além disso, elas têm um papel fundamental no Sistema Nacional de Avaliação dos Programas de Pós-graduação: quando um periódico publica um artigo, o autor recebe uma pontuação de acordo com a classificação do veículo que o publicou, ou seja, de acordo com o Qualis Periódicos, produzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entender as modificações do Qualis nos últimos quadriênios de avaliação é primordial para um periódico que quer estar bem qualificado, mas há que se analisar também os desafios que estão para além deste indicador, entendendo como o setor editorial acadêmico pode atingir sustentabilidade diante da complexificação das estratégias da gestão; da crise de financiamento – público e privado –; e das ferramentas ligadas à Inteligência Artificial que ameaçam o universo de trabalho das equipes que produzem uma revista científica.

Avaliação; Sustentabilidade; Gestão Editorial; Inteligência Artificial; Qualis

location_on
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro