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Padronização dos critérios fundamentais para a internacionalização do Ensino Superior no México

Resumo

A internacionalização do Ensino Superior é altamente relevante para as instituições educacionais. De fato, a abordagem e a base estão nos aspectos acadêmicos e institucionais, para a criação de alianças estratégicas que contribuam para o fortalecimento do processo. O objetivo fundamental é propor um modelo teórico capaz de padronizar as estratégias fundamentais para alcançar a internacionalização em Instituições de Ensino Superior públicas, com base em atividades-chave que incorporam os componentes de Educação na globalização, pesquisa educacional, disseminação da mobilidade acadêmica e educação inclusiva. A análise dos dados foi realizada com uma metodologia quantitativa descritiva-correlacional, por meio da aplicação de 86 pesquisas em universidades públicas do norte do México. Assim, o modelo mostra a Educação inclusiva como o indicador significativo, enquanto o indicador com menor relevância é a difusão da mobilidade acadêmica. Em conclusão, constata-se que a Educação inclusiva funciona por meio de mecanismos destinados a promover a equidade de gênero, a coexistência cultural de paz e coesão social, o respeito à identidade de gênero, a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e a diversidade cultural.

Quantitativo; Ensino Superior; Internacionalização; Programas académicos; Educação Inclusiva

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