Resumo
Esse artigo investiga reflexos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na cobertura de Filosofia nas provas de Ciências Humanas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 1998 e 2018. A partir da análise de elementos compartilhados pelos PCN, Enem e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), argumenta-se que uma cobertura equilibrada das competências e habilidades que os PCN propõem para a Filosofia, com ênfase na diversidade de fontes e tarefas, é essencial para assegurar a presença da área no exame, nesse novo cenário. Esse artigo consiste em três partes. A primeira traz um panorama do surgimento dos PCN, suas características principais e o espaço da Filosofia nesse contexto. A segunda parte examina a intersecção entre as competências propostas para a Filosofia nos PCN e sua materialização no Enem, ao longo dos anos. A terceira parte sinaliza desafios e possibilidades para a Filosofia no Enem, no horizonte pós-BNCC.
Filosofia; Exame Nacional do Ensino Médio; Referenciais Curriculares; Interdisciplinaridade; Diversidade