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A Educação Física nos parâmetros, orientações e na Base Nacional do Ensino Médio

Physical Education in the parameters, guidelines and national base of Secondary Education

La Educación Física en los parámetros, lineamientos y base nacional de la Educación Secundaria

Resumo

O artigo parte do pressuposto que o discurso curricular oficial intenta hegemonizar uma determinada concepção de Ensino. A partir daí submete à análise cultural os documentos nacionais do Ensino Médio para a Educação Física publicados nos últimos 25 anos. Sem estabelecer comparações, continuidades e rupturas, observa que cada qual procura responder às questões apresentadas pelas condições de contorno, desconsiderando a produção científica disponível. Assim, conclui que os Parâmetros Curriculares atribuem ao componente o papel de formador de sujeitos ativos, as Orientações Curriculares fragilizam e confundem a concepção de Educação Física na área das Linguagens e a Base Nacional Comum Curricular submete a cultura corporal à lógica do mercado.

Políticas Públicas; Currículo; Educação Física

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