Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de um percurso de aprendizagem personalizado com base numa abordagem por competências

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar objetivamente os modelos de Educação baseados em competências e fornecer orientação sobre a concepção de percursos de aprendizagem personalizados, mas equilibrados, que promovam a adaptabilidade, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento holístico. O estudo analisa abordagens comparativas para mapear competências para categorias profissionais mais amplas e tópicos emergentes para mitigar riscos potenciais de quadros de competências restritos, como obsolescência e baixa transferibilidade. A metodologia deste trabalho baseia-se numa combinação de análise qualitativa de aspectos problemáticos da formação de uma trajetória individual de Educação moderna, com um estudo analítico das perspectivas de implementação de uma estratégia orientada para as competências para a resolução prática de todas as questões levantadas no objeto declarado de investigação científica. Os principais resultados deste estudo devem ser considerados como a criação de um modelo teórico do percurso de aprendizagem personalizado baseado na abordagem por competências, bem como a definição teórica das condições para a criação da estrutura da trajetória individual de Educação baseada na abordagem por competências.

Sistema Educativo; Competências Profissionais; Instituição Educativa; Formação da Personalidade; Conhecimento

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br