Resumo em Português:
Tomando como referência a evolução e as características do sistema brasileiro de educação superior discute-se neste artigo os fundamentos de uma efetiva reforma da educação superior. Procura-se mostrar que a adequação desse sistema para o enfrentamento dos desafios da sociedade do conhecimento, em um país como o Brasil, deve necessariamente resolver três questões: a modernização do sistema, o efetivo aprimoramento da qualidade da educação brasileira em todos os níveis, graus e modalidades e a democratização do ensino promovendo a inclusão social.Resumo em Espanhol:
Tomando como referencia la evolución y las características del sistema brasileño de educación superior, en este artículo se discuten los fundamentos de una efectiva reforma de la educación superior. Se intenta mostrar que la adecuación de este sistema para el enfrentamiento de los desafíos de la sociedad del conocimiento, en un país como Brasil, se deben necesariamente resolver tres cuestiones la modernización del sistema, la efectiva mejora de la calidad de la educación brasileña a todos los niveles, grados y modalidades, y, la democratización de la enseñanza promoviendo la inclusión social.Resumo em Inglês:
This paper aims to present the essential basis for an effective higher education reform. The strategies chosen by the authors to develop and to construct their proposals are based on studies of evolution and special features of the Brazilian Higher Education System. By analyzing this special and highly complex system the authors could conclude that in order to fit the challenges which emerge from the knowledge society the higher education system reform adjusted to a country like Brazil has to be reorganized in order to present solutions to three main questions: the system modernization, the improvement of the quality of the whole brazilian education system and the promotion of social inclusion through the access democratization.Resumo em Português:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído em abril de 2004, colocou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como um de seus principais eixos de referência. Neste trabalho será descrita e analisada a experiência de organização do PDI em uma universidade consolidada do Rio de Janeiro, em 2002, com o objetivo de demonstrar que, à medida em que este plano é resultado de uma construção coletiva, impõe-se, naturalmente como fio condutor para qualquer avaliação, interna ou externa. Inicialmente, é feita uma análise da concepção governamental do PDI naquele momento para, em seguida, descrever a experiência realizada. Finalmente são levantadas questões e alternativas de ação como, por exemplo, a necessidade de inserir a avaliação de cada PDI, no bojo do projeto de avaliação interna do SINAES, não só em relação às metas nele propostas mas, também, em relação ao seu próprio processo de construção e implementação.Resumo em Espanhol:
El Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (HADOS), constituido en abril de 2004, puso el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) como uno de sus principales ejes de referencia. En este trabajo será descrita y analizada la experiencia de organización del PDI en una universidad consolidada de Río de Janeiro, en 2002, con el objetivo de demostrar que, como este plan es resultado de una construcción colectiva, se impone, naturalmente como hilo conductor para cualquier evaluación, interna o externa. Inicialmente, se hace un análisis de la concepción gubernamental del PDI en aquel momento para, enseguida, describir la experiencia realizada. Al fin se levantan las cuestiones y alternativas de acción como, por poner un ejemplo, la necesidad de inserir la evaluación de cada PDI, en el diseño del proyecto de evaluación interna del HADOS, no solo con relación a las metas en él propuestas sino, también, con relación a su propio proceso de construcción e implementación.Resumo em Inglês:
The National System to Assess Superior Education (SINAES), created in April 2004 placed the Institutional Development Plan (PDI) as one if its main reference axle. This report will describe and review the experience obtained from the organization of PDI in a Rio de Janeiro consolidated university in 2002 with the objective of showing that, as long as this plan is the result of a collective construction, it naturally positions itself as the leading device for any assessment, either internally or externally. Initially, the governmental conception of PDI in that moment is analyzed and the experience achieved is described. Finally, issues and alternatives of action are brought up, as for instance, the necessity of inserting the assessment of each PDI within the project of internal assessment of SINAES, not only in relation to the targets proposed but also in what concerns its own process of construction and implementation.Resumo em Português:
O conceito de gestão está relacionado ao conhecimento e à prática que fazem as organizações funcionarem em relação a determinados objetivos.A escola é o espaço público escolhido pela sociedade para, através de suas ações, atingir seus objetivos educacionais. Nas escolas inseridas ou junto a comunidades carentes, surge no Brasil, nos anos 80, a figura do animador cultural, que passa a realizar um trabalho de educação popular, mais relacionado, em geral às artes e educação física, por serem, em geral, profissionais dessas áreas. Enquanto em nosso país não há uma formação específica, na Franca, o animador cultural possui formação em curso em nível universitário, chegando a atingir um contingente de cerca de 200.000 profissionais. Propomos nesse trabalho a mudança de eixo da animação cultural em escolas brasileiras, ou seja, que ela se fundamente em uma posição que ultrapasse a de educação popular dos anos 80 para um conceito habermasiano de desenvolvimento da subjetividade para atingir a autonomia do sujeito, conjugado a uma ação comunicativa nas comunidades próximas e envolvido com um projeto de profissionalização baseado em competências.Resumo em Espanhol:
El concepto de gestión está relacionado al conocimiento y a la práctica que hacen con que las organizaciones actuen a propósito de determinados objetivos.La escuela es el espacio público elegido por la sociedad para, mediante sus acciones, alcanzar sus objetivos educacionales. En las escuelas insertas o junto a comunidades necesitadas, surge en Brasil, en los años 80, la figura del animador cultural, que pasa a efectuar un trabajo de educación popular, más relacionado, en general, a las artes y a la educación física, ya que son, en general, profesionales de esos campos de actividad. Mientras en nuestro país no hay una formación específica, en Francia, el animador cultural tiene formación en curso a nivel universitario, llegando a un contingente de cerca de 200.000 profesionales. Proponemos en este trabajo el cambio del eje de la animación cultural en las escuelas brasileñas, o sea, que ella se fundamente en una posición que sobrepase la de la educación popular de los años 80 para un concepto habermasiano de desarrollo de la subjetividad para alcanzar la autonomía del sujeto, conjugado a una acción comunicativa en las comunidades prójimas e involucrado con un proyecto de profesionalización fundamentado en competencias.Resumo em Inglês:
The concept of administration is related to knowledge and practice, which lead the organizations to perform in terms of set objectives. School is the open space chosen by society to, through its actions, reach educational targets. The figure of cultural animator arises in Brazil in the 80's at schools inside or next to needy communities, and who starts to carry out a popular education process in general more connected to arts and physical fitness, as they are, in general, professionals in these areas. Whereas in Brazil there is no specific formation for this professional, in France the cultural animator has a university degree, encompassing a range of about 200.000 professionals. We propose in this work a change in direction of cultural animation in Brazilian schools, that is, it should be based on a position transcending popular education of the 80's to a "habermasian" concept of subjectivity development to enable individual autonomy, simultaneous to a communication action in near communities and involved with a project of professionalisation based on competencies.Resumo em Português:
O objectivo do presente artigo consiste em procurar transmitir um olhar sociologicamente informado no que concerne à situação portuguesa no domínio das políticas educativas públicas e investigações produzidas relacionadas com o sistema educativo e a (i)migração, ou seja, com a tentativa de construção de uma educação intercultural. Neste sentido, será realizada uma análise descritiva e compreensivo-interpretativa da evolução desta problemática em Portugal desde que a mesma se tornou objecto de reflexão por parte de investigadores/as e políticos nos finais da década de oitenta, início da década de noventa do século XX. Nesta análise, será dada ênfase às investigações e quadros teóricos produzidos e às medidas legislativas e políticas educativas no domínio do tratamento da diferença cultural dentro do sistema educativo português.Resumo em Espanhol:
El objectivo de esto artículo tiene a ver con procurar transmitir una perspectiva sociologicamente informada en lo que concierne à situación portuguesa en el âmbito de las políticas educativas públicas y investigaciones producidas relacionadas con el sistema educativo y la (in)migración, esto és, con la tentativa de construción de una educación intercultural En éste sentido, intentaremos hacer una análisis descriptiva y comprensivo-interpretativa de la evolución de ésta problemática en Portugal desde que la misma se ha volvido objecto de reflexión de los/as investigadores/as y políticos en el final de la década de ochenta, início de noventa del siglo XX. En ésta análisis será dada ênfasis a las investigaciones y cuadros teóricos producidos y a las medidas legislativas y políticas educativas en el domínio de la diferencia cultural dentro del sistema educativo português.Resumo em Inglês:
The aim of this article consists in attempting to transmit a sociologically informed view in what the Portuguese situation in the field of public policies and research related to the educational system and (im)migration are concerned, that is, in attempting to construct an intercultural education. In this way, a descriptive and comprehensive-interpretative analysis of the evolution of this problem in Portugal will be realized, since the latter became an object of reflection on the part of researchers and politicians towards the end of the 80s, the beginning of the 90s of the XXth century. In this analysis, emphasis will be given on the research and theoretical frameworks produced and on the legislative measures and educational policies in the field of treating cultural difference in the Portuguese educational system.Resumo em Português:
O presente artigo discute o ensino público gratuito e os conceitos de princípio constitucional e de gratuidade. Esclarece como se aplica o Princípio da Gratuidade ao ensino público e enumera como este se apresenta no texto da LDB. Ao final, aponta uma grande contradição na Educação Superior, uma vez que as mesmas Instituições de Ensino Superior públicas e seus membros - gestores e docentes - que se manifestam publicamente contra a discussão de cobrança de mensalidades ou serviços para estudantes dos cursos superiores, em nome de um ensino público gratuito e de qualidade, cobram mensalidades nos cursos da Educação Superior por elas mantidas, utilizando-se de subterfúgios como as fundações de apoio.Resumo em Espanhol:
Este artículo discute la enseñanza pública gratuita y los conceptos de principio constitucional y de gratuidad. Aclara como se aplica el Principio de la Gratuidad en la enseñanza pública y enumera como este se presenta en el texto da LDB. Por último, señala una gran contradicción en la Educación Superior, ya que estas mismas Instituciones de Enseñanza Superior pública y sus miembros - gestores y docentes - que se manifiestan públicamente contra la discusión de cobro de mensualidades o servicios para estudiantes de los cursos superiores, en nombre de una enseñanza pública gratuita y de calidad, cobran mensualidades en los cursos de Educación Superior por estas mantenidas, utilizando subterfugios como las fundaciones de apoyo.Resumo em Inglês:
This paper discusses the concepts of "constitutional principle" and "public education" regarding public educational policies in Brazil. It clarifies the meaning of "public education" as stated in the basic regulation of Brazilian educational public policy - LDB - Lei de Diretrizes e Bases. The paper shows that there is a contradiction in the Brazilian public universities. Some of the courses provided in the area of Education are being paid for by the students. This has been made possible through institutional associations with the universities' foundations. This private policy has been implemented by the same officials and professors, who are, allegedly, defendants of the constitutional principle of public education. These servants had indeed manifested in the past their opinion against the charging of students enrolled in public universities.Resumo em Português:
O viés municipalista, decorrente da mudança estrutural ocorrida nas últimas décadas, tem definido novas orientações descentralizadoras nas políticas públicas. No setor educacional, esse processo vem de encontro às tendências de democratização e de busca de autonomia pelas escolas públicas. Para analisar o impacto desta política na vida escolar, o presente trabalho buscou identificar em duas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba-PR quais as estratégias adotadas para gerenciar os recursos financeiros recebidos e seu impacto na atividade docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com diretores e pedagogos das escolas e questionários com os professores, a fim de analisar os resultados de cada uma e, posteriormente, compará-los. Em ambos os casos, os resultados permitiram apontar a aprovação das organizações pela descentralização, a mobilização de fóruns de decisão para administrá-la e a melhoria do processo de ensino. As dificuldades enfatizadas neste processo apontaram para a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas públicas, deficiência apontada pela literatura como crônica no Brasil.Resumo em Espanhol:
La dirección municipalista, resultado del cambio estructural ocurrido en las últimas décadas, ha definido nuevas orientaciones descentralizadoras en las políticas públicas. En el sector educacional, ese proceso se encuentra con las tendencias de democratización y de búsqueda de autonomía de las escuelas públicas. Para analizar el impacto de esta política en la vida escolar, el presente trabajo buscó identificar en dos escuelas de la red municipal de enseñanza de Curitiba-PR cuáles son las estrategias adoptadas para administrar los recursos financieros recibidos y su impacto en la actividad docente. Para eso, fueron realizadas entrevistas con directores y pedagogos de las escuelas y cuestionarios con los profesores, con la finalidad de analizar los resultados de cada una y, posteriormente, compararlos. En ambos casos, los resultados permitieron apuntar la aprobación de las organizaciones por la descentralización, la movilización de foros de decisión para administrarla y la mejoría del proceso de enseñanza. Las dificultades enfatizadas en este proceso apuntaron para la necesidad de acompañamiento y evaluación de las políticas públicas, deficiencia apuntada por la literatura como crónica en Brasil.Resumo em Inglês:
The municipal obliquity, due to the structural change of the last decades, has defined new decentralized orientations on public policies. In the educational area, this process meets the democratization and autonomy trends of public schools. To analyze the impact of this policy on the schools routine, this project tried to reach two local public schools in Curitiba, located in Parana State, which strategies were chosen to manage the financial resources, and their impact on teachers activities. For this, interviews were held with schoolmasters and teachers, and questionnaires with teachers, in order to analyze each result, and then compare them. In both cases, the results show the organizational agreement for the decentralization, the mobilization of decision forum to manage them, and the advances of the teaching process. The difficulties emphasized in this process pointed to the need of attendance, and the evaluation of public policies - pointed as a typical problem in Brazil.Resumo em Português:
Este artigo trata da categoria precisão de uma verdadeira avaliação no âmbito da avaliação e da meta-avaliação (avaliação da avaliação). Apresenta, inicialmente, a conceituação moderna da avaliação e da meta-avaliação para, então, discutir o papel da meta-avaliação de assegurar à qualidade de um processo avaliativo, nas suas diferentes abordagens, a partir das quatro categorias de uma verdadeira avaliação (utilidade, viabilidade, ética e precisão). A ênfase do artigo está na categoria precisão: (i) a sua importância em uma meta-avaliação, em todas as fases ou etapas de uma avaliação, com seus avanços e suas limitações e; (ii) a sua aplicação na própria meta-avaliação que, enquanto processo avaliativo, também deve respeitar os quatro padrões de uma verdadeira avaliação. Neste contexto são apresentados aspectos teóricos e práticos que merecem atenção na negociação, no desenho, na implantação e na condução de uma meta-avaliação quando se discute, inclusive, o paradigma do tratamento dos dados de uma meta-avaliação através da lógica clássica e não da lógica fuzzy.Resumo em Espanhol:
Este artículo trata de la categoría precisión de una verdadera evaluación en el ámbito de la evaluación y de la meta evaluación (evaluación de la evaluación). Presenta, inicialmente, la conceptuación moderna de la evaluación y de la meta evaluación para, entonces, discutir el papel de la meta evaluación de asegurar la calidad de un proceso evaluativo, en sus diferentes enfoques, a partir de las cuatro categorías de una verdadera evaluación (utilidad, viabilidad, ética y precisión). La énfasis del artículo está en la categoría precisión: (i) su importancia en una meta evaluación, en todas las fases o etapas de una evaluación, con sus avances y sus limitaciones y; (ii) su aplicación en la propia meta evaluación que, como proceso evaluativo, también debe respetar los cuatro patrones de una verdadera evaluación. En este contexto se presentan aspectos teóricos y prácticos que merecen atención en la negociación, en el diseño, en la implantación y en la dirección de una meta evaluación cuando se discute, incluso, el paradigma del tratamiento de los datos de una meta evaluación a través de la lógica clásica y no de la lógica fuzzy. También se presenta una propuesta de metodología para realizar meta evaluación con base en la lógica fuzzy.Resumo em Inglês:
This article deals with the category precision of a true evaluation in the scope of evaluation and meta-evaluation (evaluation of evaluation). First, it presents the modern conceptualization of evaluation and meta-evaluation and then discusses the role of meta-evaluation to ensure the quality of an evaluation process, in its different approaches, from the four categories of a true evaluation (utility, viability, ethics and precision). The emphasis of the article is on the category precision: (1) its importance in a meta-evaluation, in all the phases or stages of an evaluation, with its advances and its limitations and; (2) its application in the meta-evaluation itself which, while an evaluative process, must also follow the four patterns of a true evaluation. In this sense, practical and theoretical aspects which merit attention in the negotiation, the design, the implementation and the conduction of a meta-evaluation are presented, when the paradigm of the treatment of the data of a meta-evaluation, through the classical logic and not the fuzzy logic, is discussed.