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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 30, Número: 114, Publicado: 2022
  • Contribuições singulares em tempos de incertezas Editorial

    Chrispino, Alvaro
  • De quem é a responsabilidade? Uma análise das perspectivas para a lei de responsabilidade educacional prevista no Plano Nacional de Educação Artigo

    Neves, Danilo Trombetta; Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di

    Resumo em Português:

    Resumo A promoção de um padrão mínimo de qualidade para a Educação Básica pública norteará a elaboração da legislação sobre responsabilidade educacional, contemplando o modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública, voltada à obtenção da eficiência na prestação do serviço público. O Plano Nacional de Educação (PNE) não vincula seu financiamento ao atingimento de metas de desempenho, em virtude da própria fundamentalidade do direito à Educação, não permitindo retrocessos legislativos ou fático-orçamentários. Portanto, a possível Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) deve ater-se, precipuamente, a articular elementos políticos, financeiros, administrativos, tecnológicos, organizacionais e pedagógicos para a promoção da Educação Básica pública com padrão mínimo de qualidade, afastando-se da ênfase punitiva como vetor de transformação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La promoción de un estándar mínimo de calidad para la educación básica pública orientará la elaboración de la legislación sobre responsabilidad educativa, contemplando la forma de organizar, estructurar y disciplinar la Administración Pública, con el objetivo de lograr la eficiencia en la prestación del servicio público. El Plan Nacional de Educación (PNE) no vincula su financiamiento al logro de metas de desempeño, por la propia fundamentalidad del derecho a la Educación, no permitiendo retrocesos legislativos o fácticos-presupuestarios. Por lo tanto, la posible Ley de Responsabilidad Educativa (LRE) debe, sobre todo, enfocarse en articular elementos políticos, financieros, administrativos, tecnológicos, organizativos y pedagógicos para la promoción de la educación básica pública con un estándar mínimo de calidad, alejándose del énfasis punitivo como un vector de transformación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The promotion of a minimum standard of quality for public basic education should be the main goal for the elaboration of the legislation on educational responsibility, contemplating the way of organizing, structuring and disciplining the Public Administration, aimed at the achievement of efficiency in the provision of the public service. The National Education Plan (PNE) does not link the financing of education with the attainment of performance targets, due to the very fundamental right to education, not allowing legislative or factico-budgetary backsliding. Therefore, an eventual Educational Responsibility Law (LRE) should focus on articulating political, financial, administrative, technological, organizational and pedagogical elements for the promotion of public basic education with a minimum standard of quality, moving away from the punitive emphasis as a vector of transformation.
  • Educação online aberta e massiva como alternativa à crise educacional da Covid-19 Article

    Chiappe, Andrés; Wills, Alejandro Emilio

    Resumo em Português:

    Resumo A suspensão das aulas presenciais em universidades em escolas derivada da atual crise de saúde relacionada à Covid-19 gerou um processo de migração das atividades acadêmicas para ambientes virtuais. Isso revelou uma falta de compreensão geral tanto no ambiente familiar quanto acadêmico sobre a relação entre Educação a distância e virtual, gerando tensões entre famílias e instituições de ensino. Esse artigo apresenta alguns insights teóricos sobre as Práticas Educacionais Abertas (OEP) a partir de uma perspectiva emergente, revisando suas conexões com a Educação a Distância e E-learning. A discussão internacional atual sobre OEP está focada principalmente na integração tecnológica e na expansão do acesso gratuito ao conhecimento, enquanto o mundo interconectado de hoje requer mais flexibilidade, compartilhamento, feedback colaborativo e autonomia na aprendizagem. Uma nova perspectiva sobre as práticas educacionais abertas com base na participação de alunos em comunidades de aprendizagem colaborativa baseadas em multidão é proposta como uma alternativa para enfrentar os desafios do contexto de confinamento interno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La suspensión de las clases presenciales en universidades y escuelas derivada de la actual crisis de salud relacionada con Covid-19 ha impulsado un proceso de migración de las actividades académicas a entornos virtuales. Esto ha revelado un desconocimiento generalizado tanto en el ámbito familiar como académico sobre la relación entre Educación a distancia y virtual, generando tensiones entre familias e instituciones educativas. Este artículo presenta algunas ideas teóricas sobre las prácticas educativas abiertas (OEP, por sus siglas en inglés) desde una perspectiva emergente al revisar sus conexiones con la educación a distancia y el e-learning. La discusión internacional actual sobre OEP se centra principalmente en la integración tecnológica y la expansión del acceso libre al conocimiento, mientras que el mundo interconectado de hoy requiere más flexibilidad, intercambio, retroalimentación colaborativa y autonomía en el aprendizaje. Se propone una nueva perspectiva de las OEP basada en la participación de los estudiantes en comunidades de aprendizaje colaborativo masivas como una alternativa para enfrentar los desafíos del contexto de confinamiento interno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The suspension of face-to-face classes in universities and schools derived from the current health crisis related to Covid-19 has prompted a process of migration of academic activities to virtual environments. This has revealed a general lack of understanding in both the family and academic environments regarding the relationship between distance and virtual Education, generating tensions between families and educational institutions. This article presents some theoretical insights about Open Educational Practices (OEP) from an emerging perspective by revising their connections with Distance Education and E-learning. The current international discussion on OEP is mainly focused on technological integration and expanding free access to knowledge, while today’s inter-connected world requires more flexibility, sharing, collaborative feedback and autonomy in learning. A fresh perspective on Open Educational Practices based on the participation of students in crowd-based collaborative learning communities is proposed as an alternative to face in-house confinement context challenges.
  • A questão da validade na avaliação educacional brasileira Artigo

    Jesus, Girlene Ribeiro de; Rêgo, Renata Manuelly de Lima; Souza, Victor Vasconcelos de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar como o atual conceito e as fontes de evidências de validade são utilizados no âmbito da avaliação educacional em larga escala no Brasil. Para tanto, foi realizada uma análise documental, por meio dos relatórios oficiais das maiores avaliações educacionais nacionais aplicadas no país. Os resultados obtidos indicaram que não são apresentadas fontes de evidências de validade suficientes para que se julgue que os testes educacionais analisados sejam válidos para o que se propõem. Ainda é necessário desenvolver o conhecimento técnico dos pesquisadores brasileiros que realizam estudos de validação de testes educacionais, especialmente no âmbito das informações que devem ser levantadas e apresentadas a fim de que se possam utilizar com confiança os resultados obtidos nas provas e nos testes educacionais aplicados no país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue analizar cómo el actual concepto y las fuentes de evidencia de validez se utilizan en el marco de la evaluación educativa a gran escala en Brasil. Para ello, se realizó un análisis documental, a través de los informes oficiales de las mayores evaluaciones educativas nacionales aplicadas en el país. Los resultados obtenidos indicaron que no se presentan suficientes fuentes de evidencia de validez para juzgar que las pruebas educativas analizadas son válidas para lo que proponen. Aún es necesario desarrollar el conocimiento técnico de los investigadores brasileños que realizan estudios de validación de pruebas educativas, especialmente en el ámbito de la información que debe ser recolectada y presentada a fin de que se puedan utilizar con confianza los resultados obtenidos en los testes y pruebas educativas se apliquen en el país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze how the current concept of validity and its sources of evidence have been utilized on large-scale assessment in Brazil. We made a documentary analysis using the official reports of the most important national educational assessments. The results indicated that the reports do not present adequate information about sources of evidence validity, which makes unfeasible to judge the validity of the educational tests analyzed. In this context, it is difficult to say if these tests evaluate what they propose. Therefore, we conclude that, in Brazil, it is still necessary to improve both understanding about what validity is, and what information is necessary to be able to use with confidence the results of different assessments applied in Brazil.
  • Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro Artigo

    Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es reflexionar sobre los desafíos de la universidad pública pandémica post-Covid-19, con base en datos proporcionados por el Portal del Ministerio de Educación en Brasil. Se utilizó una metodología exploratoria, con enfoque cualitativo y estrategia bibliográfico-documental. Se encontró que el perfil de la universidad pública que surgió de los datos sugiere la necesidad de un cambio en el modelo institucional y organizacional que actualmente acomoda a la universidad. Es imperativo que la universidad se reinvente, que se convierta en una nueva institución, dotada de modelos de gestión actuales, flexibles y que favorezcan los ajustes, ya que dichas funcionalidades se adecuan mejor a la dinámica organizacional y a la gestión de riesgos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to reflect on the challenges of the public university model in the Covid-19 post-pandemic, based on data made available by the Portal of the Ministry of Education of Brazil. An exploratory methodology was used, with a qualitative approach and a bibliographic-documental strategy. The public university profile that emerged from the data suggests the need for a change in the institutional and organizational model, which currently accommodates the university. It is imperative that the university reinvents itself, that it becomes a new institution, endowed with current, flexible management models and that favors adjustments, since such functionalities are better suited to organizational dynamics and risk management.
  • Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES): percepções de acadêmicos Article

    Costa, Rejane Pinto; Canen, Alberto Gabbay

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo busca contribuir com as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras em perspectiva internacional. Nosso argumento é que quando as IES valorizam a pesquisa internacional e a mobilidade acadêmica, contribuem para ampliar a visão da internacionalização em todo o Brasil e promovem essas instituições para além dos processos políticos, econômicos e de comercialização, considerados, hoje, os principais motores de mudança na internacionalização do Ensino Superior. Para tal, tendências mais recentes na literatura sobre os conceitos das IES e da gestão internacional foram avaliadas para verificar a extensão em que podem contribuir com percepções alternativas da internacionalização da Educação Superior no Brasil. O referencial teórico teve como base a articulação de tais conceitos e os dados foram articulados às entrevistas realizadas com acadêmicos altamente qualificados de três diferentes IES públicas brasileiras, por meio da metodologia de histórias orais. Os dados indicaram caminhos e sugestões para expandir a internacionalização das IES brasileiras, entre eles, o fomento de pesquisadores internacionais e de sistemas de alocação de recursos para o financiamento de pesquisas

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo contribuir a las Instituciones de Educación Superior (IES) brasileñas dentro de una perspectiva internacional. Nuestro principal argumento es que cuando las IES valoran la investigación internacional y la movilidad internacional de estudiantes/académicos, dichas instituciones contribuyen a ampliar la visión de la internacionalización en todo Brasil y empujan a las IES más allá de los procesos políticos, económicos y de comercialización considerados, hoy en día, impulsores clave de la internacionalización. La Educación Superior cambia en términos de internacionalización. Para lograr este objetivo, se evaluaron las tendencias más recientes en la literatura sobre los conceptos de IES y Gestión Internacional para darse cuenta de hasta qué punto pueden contribuir a las percepciones alternativas en la Educación Superior global en Brasil. El marco teórico se basó en la articulación de dichos conceptos, y los datos se conectaron a las entrevistas realizadas con académicos altamente calificados de tres IES públicas brasileñas diferentes utilizando la metodología de historias orales. Los datos señalaron rasgos y sugerencias hacia la expansión de la internacionalización en las IES brasileñas, entre las que se encuentran el fomento de investigadores internacionales y sistemas de asignación de recursos para el financiamiento de la investigación internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to contribute to Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) within an international perspective. Our main argument is that when HEIs value international research and students’/academics’ international mobility, such institutions contribute to enlarge the view of internationalization throughout Brazil and push HEIs far beyond political, economic and commercialization processes considered to be, today, key drivers for Higher Education changes in terms of internationalization. To achieve this aim, the most recent tendencies in literature concerning the concepts of HEIs and International Management (IM) were gauged to realize the extent to which they may contribute to alternative perceptions in global Higher Education in Brazil. The theoretical framework was based on the articulation of such concepts, and data were connected to the interviews held with highly skilled scholars of three different public Brazilian HEIs using the methodology of oral histories. Data pointed traits and suggestions toward expanding internationalization in Brazilian HEIs, among which fostering international researchers and resource allocation systems for international research funding.
  • Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar Artigo

    Muniz, Rita de Fátima; Andriola, Wagner Bandeira; Muniz, Sheila Maria; Thomaz, Antônio Clécio Fontelles

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se conhecer os fatores associados ao desempenho de alunos em provas para avaliar a qualidade do aprendizado que compõem o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Para tanto, empregou-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados ( Data Envelopment Analysis – DEA) para estimar a eficiência relativa de unidades escolares do município de Sobral (CE). Evidenciou-se que a presença nas unidades escolares de bibliotecas, de laboratórios de informática, de quadra de esportes e de salas para atendimento especial constitui fator significativo associado ao elevado desempenho dos alunos, impactando, portanto, na eficiência escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue onocer los factores asociados al desempeño de los estudiantes en las pruebas para evaluar la calidad de los aprendizajes que conforman el Sistema de Evaluación Permanente de la Educación Básica (Spaece). Para ello, se utilizó la metodología denominada Data Envelopment Analysis – DEA para estimar la eficiencia relativa de las unidades escolares en el municipio de Sobral (CE). Se evidenció que la presencia en las unidades escolares de bibliotecas, laboratorios de computación, canchas deportivas y salas de cuidados especiales es un factor significativo asociado al alto desempeño de los estudiantes, impactando así en la eficiencia escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to know the factors that can influence the learning outcomes of students through the Permanent Evaluation System of Basic Education (Spaece). To this end, the methodology called Data Envelopment Analysis (DEA) was used to evaluate the relative efficiency of school units in the municipality of Sobral (CE). It was evident that the presence of libraries, computer labs, sports courts and rooms for special care in school units are significant factors that can contribute to the high performance of students, thus impacting school efficiency.
  • Reconhecimento: uma característica das práticas pedagógicas em histórias de professores de escolas normais em contextos de conflito interno na Colômbia Artículo

    Camargo, Milton Molano; Sáez, Felipe Andrés Aliaga

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo tem como objetivo mostrar os sentidos das práticas pedagógicas narradas por professores de escolas normais localizadas em contextos educacionais impactados pelo conflito armado interno colombiano. A metodologia utilizada foi qualitativa com abordagem hermenêutica a partir da narrativa. O grupo de estudo consistia em 17 professores de 7 regiões diferentes da Colômbia afetadas pelo conflito armado interno colombiano. A prática pedagógica como lugar de reconhecimento, na perspectiva ricoeuriana, é uma dimensão central que é descrita nesse trabalho. É a categoria mais relevante que surge na maioria dos relatos dos professores e está ligada à capacidade e configuração da identidade. O professor se forma pela prática, o que lhe permite se declarar capaz de fazer, de realizar, de transformar, de liderar, e que, nesse desdobramento se sinta depositário da missão de educar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo dar a conocer los significados de las prácticas pedagógicas narradas por maestros de escuelas normales superiores situados en contextos educativos impactados por el conflicto armado interno colombiano. La metodología empleada fue de tipo cualitativo con un enfoque hermenéutico desde la narrativa. El grupo de estudio fueron 17 profesores de siete regiones distintas en Colombia afectadas por el conflicto interno armado colombiano. Las prácticas pedagógicas como lugar de reconocimiento, en la perspectiva ricoeuriana, es una dimensión central que se describe en este trabajo. Se trata de la categoría más relevante que emerge en la mayoría de los relatos de los profesores y las profesoras y que está ligada a la de capacidad y configuración de la identidad. El profesor se forma a sí mismo a través de la práctica, que le permite declararse capaz de hacer, de lograr, de transformar, de liderar, y sentirse depositario de la misión de educar.

    Resumo em Inglês:

    Summary This essay aims to show the meanings of the pedagogical practices narrated by teachers of teacher training colleges located in educational contexts impacted by the Colombian internal armed conflict. The methodology used was of a qualitative research with a hermeneutical approach from narrative. The study group was composed of 17 teachers from seven different regions in Colombia affected by the Colombian armed internal conflict. Educational practices as a place of acknowledgment, in the Ricoeurian perspective, are a central dimension described in this work. It is the most relevant category that emerges in all the stories of the teachers and that is linked to the capacity and setting of identity. The teacher forms himself through practice, which allows him to declare himself capable of doing, of achieving, of transforming, of leading, and that in this deployment he feels he is the depositary of the educational mission.
  • Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais Artigo

    Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a trajetória formativa e profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), instituição estadual sediada em Campos dos Goytacazes/RJ. Em 2018, realizou-se pesquisa de campo com 225 egressos (81% do total), que responderam a um formulário da Plataforma Google . A análise dos dados contou com o auxílio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a inserção profissional dos participantes na área da Educação é de 75%, enquanto 16% não atuam nesse setor e 9% estão desempregados. Os egressos que não atuam na área educacional indicaram que não o fazem por falta de oportunidade de trabalho. Sobre a formação continuada, mais da metade dos egressos já cursou ou cursa a especialização e dois egressos estão cursando o mestrado. A visão dos egressos sobre as oportunidades de formação continuada revelou dificuldades financeiras para custear a especialização privada e falta de tempo para se dedicar à pós-graduação pública.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo mapear y analizar la trayectoria formativa y profesional de los graduados del Curso de Pedagogía en el Instituto Superior de Educação Profesor Aldo Muylaert (Isepam), institución estatal con sede en Campos dos Goytacazes / RJ. En 2018 se realizó una encuesta de campo a 225 egresados (81% del total), quienes respondieron un formulario de la Plataforma de Google. El análisis de datos fue apoyado por el Análisis de Contenido de Laurence Bardin. Los resultados revelaron que la inserción profesional de los participantes en el área de Educación es del 75%, mientras que el 16% no trabaja en este sector y el 9% está desempleado. Los graduados que no laboran en el área educativa indicaron que no lo hacen por falta de oportunidades laborales. En cuanto a la formación continua, más de la mitad de los graduados ya han cursado o están cursando el curso de Especialización y dos graduados están cursando actualmente un Máster. La visión de los graduados sobre las oportunidades de educación continua reveló dificultades financieras para financiar la especialización privada y falta de tiempo para dedicarlos a estudios públicos de posgrado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the results of a research that aimed to map and analyze the formative and professional trajectory of the graduates of the Pedagogy Course of the Higher Education Institute Professor Aldo Muylaert (Isepam), a state institution based in Campos dos Goytacazes/RJ. In 2018, field research was carried out with 225 graduates (81% of the total), who answered a form from the Google Platform. Data analysis was supported by Content Analysis, by Laurence Bardin. The results showed that the professional insertion of the participants in the education area is 75%, while 16% do not work in education and 9% are unemployed. The graduates who do not work in the educational area indicated that they do not do it due to lack of job opportunities. About continuing education, more than half of the graduates have already attended or attended specialization courses and two graduates are studying Master’s degrees. The view of graduates about continuing education opportunities revealed financial difficulties to pay for private specialization courses and lack of time to enroll in public graduate courses.
  • Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do Brasil Article

    Nascimento, Maria Victória Leal de Almeida; Andrade, Mauricio Oliveira de

    Resumo em Português:

    Resumo O transporte escolar é fundamental para o acesso a permanência dos alunos na escola, no meio rural. O governo brasileiro financiou programas de transporte escolar para apoiar os municípios. Essa pesquisa tem como objetivo analisar se esses programas são percebidos como eficazes em pequenos municípios rurais. Visando a esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos e professores. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas para testar os resultados. Na análise quantitativa, observou-se que a maioria dos alunos está muito satisfeita, sendo regularidade/pontualidade o critério mais bem avaliado. Os professores acreditam que a pontualidade melhorou, a evasão escolar diminuiu e o desempenho escolar aumentou. Numa análise conjunta, as avaliações realizadas pelos professores quanto à evasão escolar e ao desempenho apresentam uma relação significativa com a regularidade/pontualidade avaliada pelos alunos. Na análise qualitativa, um agrupamento de ideias destacou conforto, segurança, civilidade e pontualidade como positivos, enquanto os pontos negativos mais citados foram superlotação, falta de organização e desconforto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El transporte escolar es fundamental para el acceso y la permanencia de los estudiantes en la escuela, en las zonas rurales. El gobierno brasileño ha financiado programas de transporte escolar para apoyar a los municipios. Esta investigación tiene como objetivo analizar si estos programas se perciben como efectivos en pequeños municipios rurales. Con este objetivo, se realizó una encuesta entre estudiantes y profesores. Se realizaron análisis cuantitativos y cualitativos para probar los resultados. En el análisis cuantitativo, se observa que la mayoría de los estudiantes están muy satisfechos, siendo la regularidad/puntualidad el criterio mejor evaluado. Los maestros creen que la puntualidad ha mejorado, la evasión escolar ha disminuido y el rendimiento escolar ha aumentado. En un análisis combinado, las evaluaciones realizadas por los docentes sobre la evasión y el desempeño escolar presentan una relación significativa con la regularidad/puntualidad evaluada por los estudiantes. En el análisis cualitativo, una agrupación de ideas destacó la comodidad, la seguridad, la cortesía y la puntualidad como positivas, mientras que los puntos negativos más citados fueron el hacinamiento, la falta de organización y el malestar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract School transportation is crucial for access and permanence of students at school, in rural areas. The Brazilian government has funded school transport programs to support municipalities. This research aims to analyze if these programs are perceived as effective in small rural municipalities. Seeking this objective, a survey was carried out among students and teachers. Quantitative and qualitative analyses were conducted to test the results. In the quantitative analysis, it is observed that the majority of students are very pleased, being regularity/punctuality the best-evaluated criterion. Teachers believe punctuality has improved, school evasion has decreased, and school performance has increased. In a combined analysis, the evaluations carried out by teachers regarding school evasion and performance presents a significant relationship with regularity/punctuality assessed by students. In the qualitative analysis, a grouping of ideas highlighted comfort, safety, civility and punctuality as positive, while most-cited negative points were overcrowding, lack of organization and discomfort.
  • Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017 Artigo

    Cortelazzo, Angelo Luiz; Elisei, Cristina de Carvalho Ares

    Resumo em Português:

    Resumo Com o objetivo de comparar o desempenho de concluintes de cursos presenciais e a distância (EaD) nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, 2016 e 2017, foi feita a análise exploratória dos dados disponíveis, verificado o desempenho dos estudantes de todas as turmas participantes e dos concluintes de instituições que ofereceram simultaneamente cursos presenciais e a distância. Os resultados mostraram que estudantes de cursos EaD, especialmente naqueles com grande quantidade de concluintes, tendem a apresentar um conceito Enade contínuo numericamente menor e médias com maior variabilidade. Para uma instituição que oferece cursos EaD e presenciais, houve diferença nos resultados em função da sua natureza jurídica: escolas públicas tiveram conceitos significativamente maiores nos cursos presenciais, enquanto que nas escolas privadas essa diferença não foi observada ou foi menos evidente. Para os cursos EaD, a despeito de valores numericamente maiores nas instituições públicas, não houve diferença significativa entre os resultados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el objetivo de comparar el desempeño de los egresados de cursos presenciales y de Educación a distancia (EaD) en los Exámenes Nacionales de Desempeño del Estudiante (Enade) de 2015, 2016 y 2017, se realizó un análisis exploratorio de los datos disponibles, verificando el desempeño de los estudiantes de todas las clases participantes y de egresados de instituciones que ofrecían cursos presenciales y a distancia. Los resultados mostraron que los estudiantes de cursos de educación a distancia, especialmente aquellos con un gran número de graduados, tienden a presentar un concepto Enade continuo numéricamente menor y promedios con mayor variabilidad. Para una institución que ofrece cursos EaD y presenciales, hubo una diferencia en los resultados debido a su naturaleza jurídica: las escuelas públicas tuvieron conceptos significativamente más altos en los cursos presenciales mientras que en las privadas esta diferencia no se observó o fue menos evidente. Para los cursos EaD, a pesar de valores numéricamente más altos en las instituciones públicas, no hubo diferencia significativa entre los resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to compare the performance of undergraduate students of traditional and distance learning (DL) courses in the National Exams for Student Performance (Enade) of 2015, 2016 and 2017, an exploratory analysis of the results of these exams was carried out, with the determination of the obtained concepts, and with a comparison of the institutions that offer traditional and distance learning. The results showed that students of DL courses, especially those with a large number of graduates, tend to present a lower average performance, with a greater variability. For the same school that offered DL and traditional courses, the results showed that public institutions have significantly higher performance in traditional courses whereas in private institutions these values have no differences. For DL courses, despite numerically higher values in public institutions, there was no significant difference between the results in relation to private institutions.
  • Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa Artigo

    Leite, Andriele Ferreira Muri; Miranda, Patrícia Ferreira; Loye, Nathalie

    Resumo em Português:

    Resumo A resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La resolución colaborativa de problemas (RCP) es una habilidad extremadamente importante en la sociedad moderna y una de las más valoradas en este siglo. El Programa Internacional de Evaluación de Alumnos (Pisa) fue la primera evaluación a gran escala que incluyó la resolución de problemas en su matriz de referencia. Este estudio preliminar se limita a los resultados publicados en los informes oficiales del Programa. Aquí, específicamente, discutimos estos resultados a la luz de la literatura de referencia, así como también describimos el concepto de RCP en Pisa 2015. Brasil, entre 52 países participantes, ocupó el puesto 51 en las habilidades relacionadas con la RCP, ubicándose en el Nivel 1 del escala de desempeño. El estatus socioeconómico, la variación escolar y el género se relacionan positivamente con el desempeño brasileño en RCP.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Collaborative problem-solving (CPS) is an extremely important competition in modern society and one of the most valued in this century . The Programme for International Student Assessment (Pisa) was the first educational large-scale assessment to include problem-solving to its framework. In this preliminary study, the results presented are limited to what has been published in the official reports. Here, we discuss these results in the light of specialized literature and describe Pisa’s 2015 CPS framework. Brazil was the 51th country in CPS skills among the 52 participants in Pisa 2015 and is placed in Level 1 of the performance scale. The socio-economic status, the variation within schools and the gender relate positively to the Brazilian performance in problem-solving.
  • A inclusão de alunos com TDAH – um decênio das diretrizes de Educação Especial em Santa Catarina: um modelo de beneficência? Página Aberta

    Paes, Simone Schelbauer Moreira; Renk, Valquíria Elita; Simão-Silva, Daiane Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse artigo, pretendemos discutir a presença do mínimo ético da beneficência nas diretrizes de inclusão dos alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), adotada pelo estado de Santa Catarina, pioneiro em diretrizes norteadoras de inclusão. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo das diretrizes da Educação Especial de Santa Catarina, no período de 2006 a 2016, a partir de um referencial da bioética. No contexto de Educação inclusiva, faz-se necessário superar a visão paternalista, priorizando a promoção da autonomia dos alunos. A partir da análise de um mínimo ético nas relações escolares, identificou-se que as diretrizes contemplam o princípio da beneficência num contexto em que os alunos com TDAH são vistos apenas como um problema de saúde. Contudo, a garantia efetiva da inclusão escolar carece da inserção de princípios como os preconizados na Declaração Universal em Bioética e dos Direitos Humanos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo pretendemos discutir la presencia del beneficio ético mínimo en las pautas de inclusión para estudiantes con trastorno por déficit de atención/hiperactividad (TDAH), adoptadas por el estado de Santa Catarina, pionero en guiar pautas de inclusión. Para ello, se llevó a cabo un análisis de contenido de los lineamientos de Educación Especial en Santa Catarina de 2006 a 2016, con base en un marco de bioética. En el contexto de la educación inclusiva, es necesario superar la visión paternalista, priorizando la promoción de la autonomía de los estudiantes. A partir del análisis de un mínimo ético en las relaciones escolares, se identificó que los lineamientos contemplan el principio de beneficencia en un contexto en el que los estudiantes con TDAH son vistos solo como un problema de salud. Sin embargo, la garantía efectiva de la inclusión escolar requiere la inclusión de principios como los preconizados en la Declaración Universal de Bioética y Derechos Humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we intend to discuss the presence of the ethical minimum of beneficence in the inclusion policy guidelines of students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), adopted by the state of Santa Catarina, a pioneer in guidelines for inclusion. For that, a content analysis of the Santa Catarina special education guidelines (2006 to 2016) was carried out, based on a bioethics reference. In the context of inclusive education, it is necessary to overcome the paternalistic view, prioritizing the promotion of student autonomy. From the analysis of an ethical minimum in school relations, it was identified that the guidelines contemplate the principle of beneficence in a context in which students with ADHD are only seen as a health problem; however, the effective guarantee of school inclusion requires the insertions of principles such as those advocated by the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights.
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