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Open-access Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Publicação de: Fundação CESGRANRIO
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 0104-4036
Versão on-line ISSN: 1809-4465

Sumário

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 32, Número: 125, Publicado: 2024

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 32, Número: 125, Publicado: 2024

Document list
EDITORIAL
A centralidade das políticas de avaliação: apontamentos e perspectivas para uma nova epistemologia Gomes, Suzana dos Santos
ARTIGO
Desafios para a avaliação e a sustentabilidade da editoria científica em Educação Bizelli, José Luís

Resumo em Português:

Resumo As revistas científicas funcionam como importante veículo de difusão de conhecimento e de certificação de autoria no debate intelectual promovido entre as diversas áreas de conhecimento. Além disso, elas têm um papel fundamental no Sistema Nacional de Avaliação dos Programas de Pós-graduação: quando um periódico publica um artigo, o autor recebe uma pontuação de acordo com a classificação do veículo que o publicou, ou seja, de acordo com o Qualis Periódicos, produzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entender as modificações do Qualis nos últimos quadriênios de avaliação é primordial para um periódico que quer estar bem qualificado, mas há que se analisar também os desafios que estão para além deste indicador, entendendo como o setor editorial acadêmico pode atingir sustentabilidade diante da complexificação das estratégias da gestão; da crise de financiamento – público e privado –; e das ferramentas ligadas à Inteligência Artificial que ameaçam o universo de trabalho das equipes que produzem uma revista científica.

Resumo em Espanhol:

Resumen Las revistas científicas funcionan como un importante vehículo para la difusión del conocimiento y de la certificación de la autoría en el debate intelectual promovido entre las diversas áreas del conocimiento. Además, juegan un papel fundamental en el Sistema Nacional de Evaluación de Programas de Posgrado: cuando una revista publica un artículo, el autor recibe un puntaje de acuerdo con la clasificación del vehículo que lo publicó, es decir, de acuerdo con Qualis Periódicos, producido por la Capes. Entender los cambios en Qualis en los últimos años de evaluación es fundamental para una revista que quiere estar bien calificada, pero también es necesario analizar los desafíos que van más allá de este indicador, entendiendo cómo el sector editorial académico puede alcanzar la sostenibilidad frente a la complejización de las estrategias de gestión; la crisis de financiamiento - pública y privada - y las herramientas vinculadas a la Inteligencia Artificial que amenazan el universo de trabajo de los equipos que producen una revista científica.

Resumo em Inglês:

Abstract Scientific journals function as important vehicles for the dissemination of knowledge and the certification of authorship in the intellectual debate promoted among the various areas of knowledge. In addition, they play a fundamental role in the National System of Evaluation of Graduate Programs: when a journal publishes an article, the author receives a score according to the classification of the vehicle that published it, that is, according to Qualis Periódicos, produced by Capes. Understanding the changes in Qualis in the last four years of evaluation is essential for a journal that wants to be well qualified, but it is also necessary to analyze the challenges that go beyond this indicator, understanding how the academic publishing sector can achieve sustainability in the face of the complexification of management strategies; the funding crisis—public and private—and the tools linked to Artificial Intelligence that threaten the universe of work of the teams that produce a scientific journal.
ARTIGO
Orientações governamentais para a prática da avaliação de aprendizagem no cenário pandêmico de Covid-19 no estado do Paraná Romanowski, Joana Paulin Brustolin, Eloise Cristina Teixeira Freitas

Resumo em Português:

Resumo O artigo resulta de pesquisa realizada com o objetivo de examinar as concepções que orientam o processo de avaliação da aprendizagem durante o cenário pandêmico da Covid-19 e suas implicações para a prática pedagógica dos professores. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados do estudo são os documentos oficiais − Deliberações do Conselho Estadual de Educação−, destinados às escolas de Educação Básica do estado do Paraná. As análises destacam que os documentos focalizam o controle do desenvolvimento de aulas remotas; orientam pouco a direção da realização da avaliação e da promoção dos estudantes. Estão centrados no desempenho e resultados obtidos e no cuidado com a produção de relatórios sobre as aulas ofertadas, de maneira que priorizam o registro das atividades sobre a efetividade da promoção da aprendizagem dos estudantes.

Resumo em Espanhol:

Resumen El artículo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo examinar los conceptos que orientan el proceso de evaluación del aprendizaje durante el escenario de la pandemia del Covid-19 y sus implicaciones para la práctica pedagógica de los docentes. La metodología de investigación es de un enfoque cualitativo y los datos del estudio son los documentos oficiales − Deliberaciones del Consejo Estatal de Educación−, destinados a las escuelas de educación básica en el estado de Paraná. Los análisis destacan que los documentos se centran en controlar el desarrollo de las clases remotas; proporcionan poca orientación en la dirección de la evaluación y promoción de los estudiantes. Están enfocados al desempeño y resultados obtenidos y al cuidado con la elaboración de informes de las clases ofrecidas, de manera que se prioriza el registro de actividades sobre la efectividad de promover el aprendizaje de los estudiantes.

Resumo em Inglês:

Abstract This article is the result of research aimed at examining concepts that guide the learning assessment process during the Covid-19 pandemic scenario and its implications for teachers’ pedagogical practice. The research methodology is a qualitative approach and the data used are the official documents − Deliberations of the State Council of Education− destined to basic education schools in the state of Paraná. The analyses highlight that the documents focus on monitoring the development of remote classes; they provide little guidance on how to conduct assessments and promote students. They focus on performance and results obtained and on the care taken in producing reports on the classes offered, in a way that prioritizes recording activities over the effectiveness of promoting student learning.
ARTIGO
Localização da Agenda 2030: promovendo a igualdade de gênero em Humaitá-AM Santos, Andreza Siquiera dos Pereira, Henrique dos Santos

Resumo em Português:

Resumo Esta pesquisa aborda a localização e a territorialização do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltado para a promoção da igualdade de gênero. O objetivo principal deste estudo foi propor uma leitura municipalizada parcial da Agenda Global 2030 e avaliar o desempenho do município de Humaitá-AM quanto à duas metas do ODS 5. A metodologia utilizada consistiu na adaptação da proposta de indicadores do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), baseados nos indicadores já produzidos pelos consensos internacionais, considerando-se os diversos acordos globais e os compromissos nacionais de enfrentamento das questões de gênero e a implementação de medidas que visem mudanças. Foi possível analisar a eficácia das políticas públicas mediante a análise de séries históricas com as médias estaduais e municipais no período de 2015 a 2021. Os indicadores avaliados apresentaram dados concretos e mensuráveis sobre a evolução das conquistas das mulheres no campo político, econômico e social, observando-se uma maior participação da mulher na sociedade humaitaense. Ainda que estejam surtindo efeitos positivos, os processos de mudança estão evoluindo de forma lenta, requerendo uma melhora substancial na eficácia das políticas existentes voltadas para as mulheres no município. Constatou-se que, ainda há muito a se fazer, pois, barreiras culturais machistas e paradigmas precisam ser quebrados e enfrentados, a fim de se alcançar uma maior participação feminina e assim cumprir os compromissos da Agenda 2030, para a construção de uma democracia plena e equitativa, em direção ao desenvolvimento sustentável.

Resumo em Espanhol:

Resumen Esta investigación aborda la ubicación y territorialización del Objetivo de Desarrollo Sostenible (ODS) orientado a promover la igualdad de género. Los objetivos del estudio fueron proponer una lectura municipal parcial de la Agenda Global 2030 y evaluar el desempeño del municipio de Humaitá-AM con relación a dos metas del ODS. La metodología utilizada consistió en adaptar los indicadores propuestos por el Instituto de Estudios Económicos e Investigación Aplicada (Ipea), basada en indicadores ya elaborados por consenso internacional, considerando los diversos acuerdos globales y compromisos nacionales para abordar las cuestiones de género e implementar medidas encaminadas al cambio. Fue posible analizar la efectividad de las políticas públicas a través del análisis de series históricas con promedios estatales y municipales del 2015 al 2021. Los indicadores evaluados presentaron datos concretos y medibles sobre la evolución de los logros de las mujeres en el ámbito político, económico y social, observando mayor participación de las mujeres en la sociedad humaiteña. Si bien están teniendo efectos positivos, los procesos de cambio evolucionan lentamente, requiriendo una mejora sustancial en la efectividad de las políticas existentes dirigidas a las mujeres del municipio. Se encontró que aún queda mucho por hacer, pues es necesario romper y enfrentar barreras, culturas y paradigmas sexistas, para lograr una mayor participación femenina y así cumplir con los compromisos de la Agenda 2030, para la construcción de una sociedad plena, democrática y equitativa, hacia el desarrollo sostenible.

Resumo em Inglês:

Abstract This research addresses the location and territorialization of the Sustainable Development Goal (SDG) aimed at promoting gender equality. The objectives of this study were to propose a partial municipal reading of the 2030 Global Agenda and evaluate the performance of the municipality of Humaitá-AM in relation to two goals of SDG 5. The methodology used consisted of adapting the proposed indicators from the Institute of Economic and Applied Research (Ipea), based on indicators already produced by international consensus, considering the various global agreements and national commitments to tackling gender issues and implementing measures aimed at change. It was possible to evaluate the effectiveness of public policies through an analysis of historical series of state and municipal averages from 2015 to 2021. The evaluated indicators presented concrete and measurable data on the evolution of women’s achievements in the political, economic, and social fields, observing greater participation of women in Humaitan society. Although they have positive effects, the change processes are evolving slowly, requiring substantial improvements in the effectiveness of existing policies targeting women in the municipality. It was found that there is still much to be done, as barriers, sexist cultures, and paradigms need to be broken and overcome, to achieve greater female participation and thus fulfill the commitments of the 2030 Agenda, for the construction of a full democracy and equitable, toward sustainable development.
ARTIGO
Avaliação escolar: o erro precisa levar ao fracasso? Fiori, Claudia Ferreira Mendes de Farias Oliveira, Inês Barbosa de

Resumo em Português:

Resumo Este trabalho apresenta resultados de pesquisa, tanto bibliográfica quanto empírica, sobre os efeitos da compreensão do erro na avaliação da aprendizagem e suas consequências nos processos de Ensino-aprendizagem. O objetivo é evidenciar a perspectiva de compreensão da avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, em contraposição à visão tradicional de julgamento e classificação. A pesquisa, realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, investigou como gestores, docentes e estudantes significam a avaliação e o erro, buscando compreender os impactos dessas concepções sobre as práticas pedagógicas e o bem-estar dos alunos. Os resultados indicam dificuldades em conciliar a busca por uma perspectiva formativa da avaliação com a tendência de condenar o erro como sinônimo de fracasso escolar.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este trabajo presenta resultados de investigación, tanto bibliográfica como empírica, sobre los efectos de comprender el error en la evaluación de los aprendizajes y sus consecuencias en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Se busca destacar la perspectiva de entender la evaluación como parte integral del proceso de aprendizaje, en contraposición a la visión tradicional de juicio y clasificación. La investigación, realizada en una escuela de la Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, indagó cómo gestores, docentes y estudiantes significan la evaluación y el error, buscando comprender los impactos de estas concepciones en las prácticas pedagógicas y el bienestar de los estudiantes. Los resultados indican dificultades para conciliar la búsqueda de una perspectiva formativa de la evaluación con la tendencia a condenar el error como sinónimo de fracaso escolar.

Resumo em Inglês:

Abstract This study presents both bibliographic and empirical research results on the effects of understanding errors in the assessment of learning and its consequences in the teaching-learning processes. The objective is to highlight the perspective of understanding assessment as an integral part of the learning process, as opposed to the traditional view of judgment and classification. The research was carried out in a school in the Municipal Education Network of Rio de Janeiro and investigated how managers, teachers, and students mean evaluation and error, seeking to understand the impacts of these conceptions on pedagogical practices and students’ well-being. The results indicate difficulties in reconciling the search for a formative assessment perspective with the tendency to condemn errors as synonymous with academic failure.
ARTICLE
Avaliação da participação do estudante no método do caso: elementos a considerar para sua incorporação em ambientes digitais Chiappe, Andrés Rivas, Edinson Oswaldo Delgado Carlier, Sandra Idrovo Delgado, Fabiola Mabel Sáez

Resumo em Português:

Resumo A transformação dos processos de avaliação da aprendizagem tornou-se crítica para as instituições educacionais que aplicam o método do caso, de acordo com agências de credenciamento internacionais. Com a inclusão progressiva de ambientes virtuais ou híbridos para esta metodologia, especialmente após a pandemia de Covid-19, e as expectativas da Educação na quarta revolução industrial, é relevante explorar as complexidades da avaliação associadas ao método do caso. Foi realizado um estudo de casos múltiplos para identificar os principais aspectos problemáticos da avaliação com essa metodologia. Foram documentadas 58 sessões com 2596 alunos de 4 programas de alta direção e 36 professores de diferentes nacionalidades. Os resultados destacam que a participação dos alunos nas sessões plenárias é um fator decisivo para a avaliação, mas é afetada pela forma como o professor concede a palavra, geralmente de maneira pouco homogênea, gerando oportunidades pouco equitativas. A transformação da avaliação no método do caso é crítica diante da inclusão de ambientes virtuais. Um estudo identificou que a participação desigual dos alunos, devido à forma como a palavra é concedida, afeta as oportunidades equitativas na avaliação.

Resumo em Espanhol:

Resumen La transformación de los procesos de evaluación del aprendizaje se ha vuelto crítica para las instituciones educativas que aplican el método de caso, según agencias acreditadoras internacionales. Con la inclusión progresiva de entornos virtuales o híbridos para esta metodología, especialmente tras la pandemia de Covid-19 y las expectativas de la Educación en la cuarta revolución industrial, es relevante explorar las complejidades de la evaluación asociadas al método de caso. Se realizó un estudio de casos múltiples para identificar los principales aspectos problemáticos de la evaluación con dicha metodología. Se documentaron 58 sesiones con 2.596 estudiantes de 4 programas de alta dirección y 36 profesores de distintas nacionalidades. Los resultados resaltan que la participación de los estudiantes en las sesiones plenarias es un factor decisivo para la evaluación, pero se ve afectada por cómo el profesor otorga la palabra, generalmente de forma poco homogénea, generando oportunidades poco equitativas. La transformación de la evaluación en el método de caso es crítica ante la inclusión de entornos virtuales. Un estudio identificó que la participación desigual de los estudiantes, por cómo se otorga la palabra, afecta las oportunidades equitativas en la evaluación.

Resumo em Inglês:

Abstract The transformation of learning assessment processes has become critical for educational institutions that apply the case method, according to international accrediting agencies. With the progressive inclusion of virtual or hybrid environments for this methodology, especially after the Covid-19 pandemic, and the expectations of Education in the fourth industrial revolution, it is relevant to explore the evaluation complexities associated with the case method. A multiple case study was conducted to identify the main problematic aspects of evaluation with this methodology. 58 sessions were documented with 2,596 students from 4 top management programs and 36 professors of different nationalities. The results highlight that student participation in plenary sessions is a decisive factor for evaluation, but it is affected by how the professor gives the floor, generally in a rather heterogeneous way, generating inequitable opportunities. The transformation of evaluation in the case method is critical given the inclusion of virtual environments. A study identified that the unequal participation of students, due to how the floor is given, affects equitable opportunities in evaluation.
ARTIGO
As metas 17 e 18 do PNE (2014–2024) e a valorização do magistério no Brasil Barbosa, Andreza Jacomini, Márcia Aparecida Minto, César Augusto

Resumo em Português:

Resumo Este artigo analisa o cumprimento das metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação, que tratam da equiparação salarial do magistério com os/as demais profissionais de formação equivalente e da existência de planos de carreira e remuneração nas redes de Ensino, discutindo sua adequação. Foram analisados os relatórios de monitoramento do PNE, cotejando-os à luz da legislação e da literatura. Os resultados sinalizam que, embora a distância entre a média da remuneração dos/as docentes e a dos/as não docentes tenha diminuído, isso se deve à queda na remuneração dos/as profissionais não docentes. Além disso, para uma melhor compreensão da valorização do magistério, são necessários dados que permitam compreender não apenas a existência de planos de carreira, mas também seus conteúdos e, sobretudo, se eles são cumpridos ou não, elementos que colocam em questão a adequação de tais metas.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este artículo analiza el cumplimiento de las metas 17 y 18 del Plan Nacional de Educación (PNE), que tratan de la equiparación salarial de los docentes con otros profesionales con formación equivalente y la existencia de planes de carrera y retribución en las redes educativas, discutiendo su adecuación. Se analizaron los informes de seguimiento del PNE, comparándolos a la luz de la legislación y de la literatura. Los resultados muestran que, aunque la diferencia entre el salario medio de los docentes y el de los profesionales no docentes se ha reducido, esto se debe a la disminución de la remuneración de los profesionales no docentes. Además, para comprender mejor la valorización de la profesión docente se necesitan datos para comprender no sólo la existencia de planes de carrera, sino también su contenido y, sobre todo, si estos se cumplen o no, lo que puede cuestionar la idoneidad de los objetivos del PNE.

Resumo em Inglês:

Abstract This paper analyzes the fulfillment of goals 17 and 18 of the National Education Plan (PNE), which deal with salary equality for teachers with other professionals with equivalent Education and the existence of career and remuneration plans in education systems, discussing their adequacy. The PNE monitoring reports were analyzed, relating them to the legislation and the literature. The results indicate that, although the distance between the average teaching remuneration and that of non-teaching professionals has decreased, this is due to the drop in the remuneration of non-teaching professionals. Also, data is needed for a better understanding of the valorization of teaching and to clarify not only the existence of career plans but also their content and, above all, whether or not they are fulfilled, elements that raise questions about the adequacy of such goals.
ARTIGO
A avaliação dos projetos para a obtenção de Bolsa de Produtividade em Pesquisa: a aderência às áreas de tecnologias prioritárias do CNPq à luz do pensamento de Robert Merton Calderón, Adolfo-Ignacio

Resumo em Português:

Resumo Discute-se, à luz das contribuições teóricas de Robert Merton, pai da sociologia da ciência, a influência extrínseca à pesquisa científica na área de Educação, especificamente a exigência de aderência dos projetos de pesquisa do Programa Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq às áreas de tecnologias prioritárias durante o triênio de 2021 a 2023. Realizou-se pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, envolvendo reflexões das vivências do autor. Considerando a suspensão da exigência mencionada, o estudo destaca, entre outras conclusões, o consenso sobre a importância e a necessidade do financiamento governamental para o avanço do conhecimento nas áreas de fronteira entre Educação e tecnologias.

Resumo em Espanhol:

Resumen Discute, a la luz de las contribuciones teóricas de Robert Merton, el padre de la sociología de la ciencia, la influencia extrínseca en la investigación científica en el campo de la Educación, específicamente el requisito de que los proyectos de investigación del Programa de Subvenciones a la Productividad de la Investigación del CNPq se adhieran a áreas tecnológicas prioritarias durante el trienio de 2021 a 2023. Se realizó una investigación cualitativa, bibliográfica y documental que incluyó reflexiones sobre las experiencias del autor. Teniendo en cuenta la suspensión de la mencionada exigencia, el estudio destaca, entre otras conclusiones, el consenso sobre la importancia y necesidad de la financiación gubernamental para el avance del conocimiento en las áreas fronterizas entre la Educación y las tecnologías.

Resumo em Inglês:

Abstract In the light of the theoretical contributions of Robert Merton, the father of the sociology of science, the extrinsic influence on scientific research in the field of Education is discussed, specifically the requirement for research projects under the CNPq Research Productivity Fellowship Programme to adhere to priority technology areas during the three-year period from 2021 to 2023. Qualitative, bibliographical, and documentary research was carried out that involved reflections on the author’s experiences. Considering the suspension of the aforementioned requirement, this study highlights, among other conclusions, the consensus on the importance and necessity of government funding for the advancement of knowledge in the frontier areas between Education and technology.
ARTÍCULO
Ensinamento histórico a partir da pedagogia decolonial. Uma crítica ao que é ensinado no Peru Asencio, Erik Lionel Felix Vilca, Carmen Sharon Huaca la Cruz, Felipe Ostos de

Resumo em Português:

Resumo O objetivo deste trabalho é ampliar as perspectivas pedagógicas do Peru para viabilizar um melhor processo de Ensino-aprendizagem de maneira coerente e democrática com o ambiente. A pedagogia decolonial é proposta como caminho para renovar, reconstruir e emancipar social e politicamente o homem das periferias a partir da reconfiguração e visualização histórica relegada pela corrente moderna. A análise do livro-texto de ciências sociais permite perceber um conteúdo e um Ensino histórico tradicional que precisa de uma reviravolta epistêmica sobre o que ensinar para descompor o verticalismo e a universalização ocidental que relega as historiografias do Outro.

Resumo em Espanhol:

Resumen El objeto del trabajo es ampliar las miradas pedagógicas del Perú a fin de viabilizar un mejor proceso de Enseñanza-aprendizaje de manera coherente y democrática con el entorno. Se propone a la pedagogía decolonial como vía para renovar, reconstruir y emancipar social y políticamente al hombre de las periferias desde la reconfiguración y visibilización histórica relegada por la corriente moderna. El análisis del texto escolar de ciencias sociales permite dar cuenta de un contenido y consecuente Enseñanza histórica tradicional que necesita un vuelco epistémico acerca de qué enseñar para descomponer el verticalismo y la universalización occidental que relega las historiografías del Otro.

Resumo em Inglês:

Abstract The objective of this work is to broaden Peru’s pedagogical perspectives to enable better teaching and Learning processes that are coherent and democratic with the environment. Decolonial pedagogy is proposed as a way to renew, reconstruct, and politically and socially emancipate humans from the peripheries through reconfiguration and historical visibility that has been neglected by the modern trend. The analysis of the social sciences school text allows for an understanding of traditional historical content and teaching that requires an epistemological change about what to teach in order to break down the verticalism and Western universalization that relegates the historiographies of the Other.
ARTICLE
Um modelo conceptual de parceria familiar com instituições Paud no desenvolvimento do potencial das primeiras crianças com base na aprendizagem combinada Putri, Lili Dasa Rozi, Muhammad Fahrur Handrianto, Ciptro Rahman, M Arinal

Resumo em Português:

Resumo Este artigo teve como objetivo fornecer um modelo conceptual de parceria familiar com instituições Paud1 para desenvolver o potencial das crianças pequenas com base na aprendizagem combinada. A abordagem foi dividida em três etapas: em primeiro lugar, determinar as necessidades de aprendizagem dos pais em relação à expansão das suas competências em formação; segundo, determinar as necessidades de aprendizagem de cada mentor através da utilização de um formato e questionário de identificação das necessidades de aprendizagem; e terceiro, entrevistas complementares. Depois disso, a eficácia do modelo foi avaliada através da organização de atividades de colaboração offline e online com recurso a diversas tecnologias, informação e formas de comunicação. As conclusões empíricas e os contributos sobre o modelo conceptual, cuja viabilidade foi previamente avaliada, foram utilizados para criar o modelo após o teste realizado por profissionais, praticantes e estudantes sobre a eficácia da aprendizagem combinada para a formação de mentores. Os resultados do ensaio foram utilizados para construir o modelo, seguindo as descobertas empíricas e os contributos.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este artículo tuvo como objetivo proporcionar un modelo conceptual de una asociación familiar con instituciones Paud para desarrollar el potencial de los niños pequeños basado en el aprendizaje combinado. El enfoque se dividió en tres etapas: primero, determinar las necesidades de aprendizaje de los padres en relación con la expansión de su competencia en la formación; segundo, determinar las necesidades de aprendizaje de cada mentor mediante el uso de un formato de identificación de necesidades de aprendizaje y un cuestionario; y tercero, complementar las entrevistas. Después de eso, se evaluó la eficacia del modelo organizando actividades de colaboración en línea y fuera de línea utilizando varias formas de tecnología, información y comunicación. Se utilizaron los hallazgos empíricos y los aportes sobre el modelo conceptual, que previamente se había evaluado para determinar su viabilidad, para crear el modelo después de la prueba realizada por profesionales, practicantes y estudiantes sobre la eficacia del aprendizaje combinado para la formación de mentores. Los resultados de la prueba se utilizaron para construir el modelo, siguiendo los hallazgos empíricos y los aportes.

Resumo em Inglês:

Abstract This article aimed to provide a conceptual model of a family partnership with Paud institutions to develop the potential of young children based on blended learning. The approach was broken down into three stages: first, determining the learning needs of the parents in connection to the expansion of their competence in training; second, determining the learning needs of each mentor via the use of a learning needs identification format and questionnaire; and third, supplementing interviews. After that, the model’s effectiveness was evaluated by organizing offline and online collaboration activities using various technology, information, and communication forms. The empirical findings and input on the conceptual model, which had previously been evaluated for viability, were used to create the model after the trial done by professionals, practitioners, and students on the efficacy of blended learning for mentor training. The trial results were utilized to construct the model, following the empirical findings and input.
ARTIGO
Avaliação da alimentação escolar: um estudo de caso na rede estadual de ensino de Corumbá–MS Santo, Anderson Luís do Espírito Moraes, Naitielly Soria de Voks, Douglas Josiel

Resumo em Português:

Resumo Este estudo de caso, descritivo e quanti-qualitativo, busca avaliar a alimentação escolar ofertada a 453 estudantes de escolas estaduais de Corumbá-MS. Especificamente, foi possível identificar o perfil dos estudantes (a maioria são mulheres e pardas) e levantar um conjunto de dados e evidências sobre a segurança alimentar dentro da escola. Os resultados mostram que o direito à alimentação escolar de qualidade nutricional não vem sendo operacionalizado nas escolas estaduais de Corumbá-MS, pois foi evidenciado que pouca alimentação quente é ofertada, havendo um grande domínio de ultraprocessados na merenda. Só haverá melhorias nos resultados escolares com alimentação de qualidade e com Educação alimentar. Portanto, a utilização de dados e evidências na avaliação de políticas públicas objetiva tornar visíveis as atividades cotidianas e suas práticas sociais, para garantir um melhor gerenciamento de recursos e a efetividade no cumprimento do objetivo da política, nesse caso, do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este estudio descriptivo y cuanti-cualitativo buscó evaluar la alimentación escolar ofrecida a 453 estudiantes de escuelas públicas de Corumbá-MS. Específicamente, se logró identificar el perfil de los estudiantes (la mayoría son mujeres y mestizos) y recolectar datos y evidencias sobre la seguridad alimentaria dentro de la escuela. Los resultados muestran que el derecho a una alimentación escolar de calidad nutricional no ha sido operacionalizado en las escuelas del estado de Corumbá-MS, ya que se evidenció que se ofrece poca comida caliente y gran predominio de alimentos ultraprocesados en el almuerzo. Sólo habrá mejoras en los resultados académicos con una Educación alimentaria y nutricional de calidad. Por lo tanto, el uso de evidencia en la evaluación de políticas públicas tiene como objetivo visibilizar actividades cotidianas y prácticas sociales para asegurar una mejor gestión de los recursos y efectividad en el cumplimiento del objetivo de la política, en este caso, el Programa Nacional de Alimentación Escolar.

Resumo em Inglês:

Abstract This descriptive and quantitative-qualitative study sought to evaluate the school meals offered to 453 students at state schools in Corumbá, MS. Specifically, it was possible to identify the student’s profiles (the majority are women and brown) and gather data and evidence on food security within the school. The results show that the right to school meals of nutritional quality has not been operationalized in schools in the state of Corumbá–MS, as evidenced by the low availability of hot food and the a large dominance of ultra-processed foods in lunch. Only improvements in academic results will occur with the introduction of quality food and nutrition Education. Therefore, the use of evidence in the evaluation of public policies aims to make everyday activities and social practices visible to ensure better resource management and effectiveness in fulfilling the policy objective, in this case, the National School Meal Program.
ARTIGO
Povos e comunidades tradicionais e práticas educativo-formativas de integração de saberes na Amazônia frente à ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza Tiriba, Lia Rodrigues, Doriedson

Resumo em Português:

Resumo Considerando o longo processo de ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza, chamamos atenção para modos não capitalistas de produção da existência humana e, em particular, para o dos povos e comunidades tradicionais, o qual não se funda no trabalho-mercadoria, cerne da atual crise climática. Tendo em conta as relações entre universalidade, particularidade e singularidade no atual contexto histórico do Baixo Tocantins, no Pará, indicamos a importância de políticas públicas que promovam práticas educativo-formativas integradoras que contribuam para enfrentar a ruptura produzida pelo modo de produção capitalista. Além de autores clássicos do materialismo histórico-dialético, nosso estudo tem como referência teórica e empírica a atualidade das relações seres humanos-natureza e da Educação na perspectiva do trabalho e do capital.

Resumo em Espanhol:

Resumen Considerando el proceso histórico de ruptura del sociometabolismo seres humanos-naturaleza, llamamos la atención sobre modos no capitalistas de producción de la existencia humana, particularmente el modo de los pueblos y comunidades tradicionales, el cual no se basa en el trabajo-mercancía, núcleo de la actual crisis climática. Teniendo en cuenta las relaciones entre universalidad, particularidad y singularidad en el actual contexto histórico de la región del Baixo Tocantins, en Pará, señalamos la importancia de políticas públicas que promuevan prácticas educativo-formativas integradoras para enfrentar la ruptura producida por el modo de producción capitalista. Además de los autores clásicos del materialismo histórico dialéctico, nuestro estudio tiene como referente teórico y empírico la actualidad de las relaciones seres humanos-naturaleza y de la Educación en la perspectiva del trabajo y del capital.

Resumo em Inglês:

Abstract Considering the historical process of the rupture of human-nature sociometabolism, we draw attention to non-capitalist modes of production of human existence and, in particular, to those of traditional peoples and communities, which are not based on labor-commodity, the core of the current climate crisis. Considering the relationships between universality, particularity, and singularity in the current historical context of the Baixo Tocantins region in Pará, we highlight the importance of public policies that promote integrative educational-training practices that contribute to addressing the rupture caused by the capitalist mode of production. In addition to classical authors of dialectical historical materialism, our study is theoretically and empirically grounded in the current relevance of human-nature relations and Education from the perspective of labor and capital.
ARTÍCULO
Avaliação da autopoiese e do pensamento complexo Celis, Elver Sanchez Bernal, Lina Rosa Parra

Resumo em Português:

Resumo As práticas e políticas avaliativas na América Latina refletem o paradigma racionalista moderno a partir das lógicas instituídas dos atuais sistemas de mercado, entrando em tensão com a perspectiva da complexidade na avaliação para a aprendizagem. O objetivo é desenvolver, a partir da complexidade, outras formas de avaliação no Ensino Superior a partir da autopoiese, que possibilitem discursos e práticas avaliativas em direção à bioaprendizagem. Utilizando o método qualitativo entrelaçado com a trajetória hologramática, são utilizadas entrevistas em profundidade com professores e alunos de Educação universitária na Colômbia e na Nicarágua e grupos de conversação na comunidade de bioaprendizagem. A pesquisa nos permite visualizar elementos da avaliação: controle e poder do professor, propósitos de gestão memorística e conceitual, alinhamento com o resultado, paradigma avaliativo vertical no design e na aplicação. Isso foi contrastado com a bioaprendizagem e o pensamento complexo e as estratégias avaliativas são apresentadas a partir da autopoiese para dinamizar a avaliação para a aprendizagem.

Resumo em Espanhol:

Resumen Las prácticas y políticas evaluativas en Latinoamérica reflejan el paradigma racionalista moderno desde lógicas instituidas de sistemas de mercado actual, entrando en tensión con la perspectiva de la complejidad en la evaluación para el aprendizaje. El objetivo es desarrollar desde la complejidad otras formas de evaluación en Educación Superior desde la autopoiesis, que posibiliten discursos y prácticas evaluativas hacia el bioaprendizaje. Desde el método cualitativo en tejido con el trayecto hologramático, se acude a entrevistas a profundidad a profesores y estudiantes de Educación universitaria en Colombia y Nicaragua y grupos de conversación en comunidad bioaprendiente. La investigación permite visibilizar elementos de la evaluación: control y poder desde el docente, fines memorísticos y de manejo conceptual, alineamiento hacia el resultado, paradigma evaluativo vertical en diseño y aplicación. Se contrastó con el bioaprendizaje y el pensamiento complejo y se presentan estrategias evaluativas desde la autopoiesis para dinamizar la evaluación para aprender.

Resumo em Inglês:

Abstract Evaluative practices and policies in Latin America reflect the modern rationalist paradigm from the instituted logics of current market systems, entering into tension with the perspective of complexity in evaluation for learning. The objective is to develop from complexity other forms of evaluation in Higher Education from autopoiesis, which enable evaluative discourses and practices towards biolearning. From the qualitative method woven with the hologrammatic trajectory, in-depth interviews to professors and students of university Education in Colombia and Nicaragua and conversation groups in biolearning community are used. The research makes it possible to visualize elements of evaluation: control and power from the teacher, memoristic and conceptual management purposes, alignment towards the result, vertical evaluative paradigm in design and application. It was contrasted with biolearning and complex thinking and evaluative strategies are presented from autopoiesis to dynamize evaluation for learning.
ARTÍCULO
Rumo a um desenvolvimento profissional docente que contemple a desigualdade educacional na América Latina Alcalde, Denise Vaillant Gründel, Verónica Zorrilla de San Martín

Resumo em Português:

Resumo O artigo aborda os desafios educacionais atualmente presentes na região latino-americana, entre os quais a desigualdade no aproveitamento da aprendizagem de meninas, meninos e jovens com seu consequente agravamento como resultado da crise causada pela Covid-19. A análise dos resultados tanto dos testes Erce a nível regional como dos testes Pisa a nível internacional mostra as enormes desigualdades educativas que afectam as crianças latino-americanas. Os programas de recuperação da aprendizagem representam uma das respostas possíveis para melhorar a equidade e o direito à Educação. E neste contexto, o papel das equipas docentes é fundamental para a concretização da aprendizagem e do bem-estar dos alunos. Este artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de uma formação contínua que prepare os professores para enfrentar as crescentes situações de atraso e desigualdade educacional que afligem muitos países latino-americanos, especialmente após a pandemia. Os resultados baseiam-se numa meta-análise realizada com dados bibliográficos do ano 2000, com particular enfoque no período entre março de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Resumo em Espanhol:

Resumen El artículo aborda los desafíos educativos hoy presentes en la región latinoamericana entre los cuales la inequidad en el logro de aprendizajes de niñas, niños y jóvenes con su consecuente agravamiento a raíz de la crisis provocada por el Covid-19. El análisis de resultados tanto de las pruebas Erce a nivel regional como el de las pruebas Pisa a nivel internacional evidencian las enormes desigualdades educativas que afectan a los niños latinoamericanos. Los programas de recuperación de aprendizajes representan una de las respuestas posibles para la mejora de la equidad y derecho de la Educación. Y en ese contexto el papel de los equipos docentes es clave para el logro de aprendizajes y el bienestar de los estudiantes. El presente artículo propone una reflexión acerca de la necesidad de una formación continua que prepare a maestros y profesores para atender las crecientes situaciones de rezago e inequidad educativa que aqueja a muchos países latinoamericanos particularmente luego de la pandemia. Los resultados se basan en un metanálisis realizado con datos bibliográficos a partir de 2000, con un foco particular en el período comprendido entre marzo de 2020 y el primer trimestre de 2021.

Resumo em Inglês:

Abstract This article addresses the current educational challenges present in Latin American, including the inequity in the achievement of learning outcomes for girls, boys, and youth, along with its consequent exacerbation caused by the Covid-19 pandemic. The analysis of results from both the regional Erce tests and international Pisa tests revealed significant educational inequalities that affect Latin American children. Learning recovery programs represent a possible response to improve educational equity and the right to Education. In this context, the role of teaching teams is crucial for achieving learning outcomes and the well-being of students. This article proposes a reflection on the need for continuous training that can prepare teachers to address the growing educational lag and inequity that afflict many Latin American countries. The results are based on a meta-analysis conducted using bibliographic data from 2000 onwards, with a particular focus on the period between March 2020 and the first quarter of 2021.
PÁGINA ABERTA
Trilhas e desafios da experiência de autoria na escrita científica Daltro, Mônica Ramos Chaleta, Elisa Rolo Lemos, Flávia Cristina Silveira Gonçalves, Dreyf de Assis

Resumo em Português:

Resumo Esse ensaio teórico problematiza a escrita científica como uma ferramenta para formação de autoria no cenário da pós-graduação stricto sensu. Discute elementos subjetivos inerentes ao processo de formação de pesquisadores e cientistas e circunscreve a escrita como um campo de elaboração dessas identidades. Entretanto, reconhece que os processos de formação dão maior protagonismo ao Ensino da forma, da gramática acadêmica em detrimento dessa dimensão subjetiva. Consideramos que um certo nível de sofrimento precisa ser tolerado, pois trata-se de uma experiência custosa em termos psíquicos o que não quer dizer que violências sejam toleradas no cotidiano da vida ou do trabalho pedagógico. Nesse ensaio a autoria de artigos científicos está em pauta, um gênero narrativo que demanda inteireza em poucas palavras.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este ensayo teórico discute la escritura académica como herramienta para la formación de la autoría en el contexto de la posgraduación stricto sensu. Discute elementos subjetivos inherentes al proceso de formación de científicos e investigadores y circunscribe el ejercicio de la escritura como campo de elaboración de esas identidades. Sin embargo, reconoce que los procesos de formación dan mayor protagonismo a la enseñanza de la forma y de la gramática académica en detrimento de esta dimensión subjetiva. Consideramos que es necesario tolerar cierto nivel de sufrimiento, porque es una experiencia costosa en términos psicológicos, lo que no significa que se tolere la violencia en la vida cotidiana o en el trabajo pedagógico. En este ensayo se cuestiona la autoría de los artículos científicos, un género narrativo que exige exhaustividad en pocas palabras.

Resumo em Inglês:

Abstract This theoretical essay analyzes writing as an element of authorship formation in the context of stricto sensu postgraduation. It discusses the subjectivity involved in the formation of scientists and researchers and analyzes the exercise of writing as a field context for the elaboration of these identities. However, this study recognizes that the training processes give greater prominence to the teaching of form and academic grammar at the detriment of this subjective dimension. We consider that a certain level of suffering must be tolerated because it is a costly experience in psychological terms, which does not mean that violence is tolerated in daily life or pedagogical work. In this essay, the authorship of scientific articles is at stake, a narrative genre that demands completeness in a few words.
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