Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir as relações associativas – fonológicas e visuais – e sua conexão com a memória de trabalho no processo de criação do título e personagens de uma história inventada por uma díade de alunas recém-alfabetizadas (6 anos). Empregando uma abordagem linguístico-enunciativa, tomou-se como unidade de análise o diálogo estabelecido durante um processo de escrita em colaboração. O procedimento metodológico utilizado, capaz de registrar a elaboração textual em tempo e espaço real – respeitando ao máximo as particularidades do ambiente da sala de aula –, forneceu dados importantes para entender como diversos fatores (cognitivo, interativo, pragmático) podem cooperar para a geração de ideias de escritores novatos. A análise demonstra que a díade recupera conteúdo mnemônico, a ser incorporado ao manuscrito escolar em forma de ideias, através de diferentes tipos de relações associativas, inclusive visuais, superando as categorias descritas nos aportes linguísticos – que se limitam aos aspectos fonológicos das associações. As relações associativas visuais, identificadas durante a análise, apontam que, assim como o diálogo, os objetos próprios do ambiente escolar – cartazes, livros, brinquedos e assim por diante –, também podem influenciar o processo de criação dos alunos, originando ideias a serem linearizadas no manuscrito a ser entregue à professora.
Palavras-Chave
Memória; Criação; Escrita colaborativa; Produção textual