Acessibilidade / Reportar erro

Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19

Resumo

Este estudo é um desmembramento da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (ProfEPT)2 2 Dados disponíveis publicamente em bases de dados de acesso livre. Disponível em Dados de pesquisa: Questionário inicial e Metodologia da Problematização com grupo focal mais assembleia de professores [Conjunto de dados]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.10120268 do IFMS e pretende identificar a percepção dos educadores de como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem durante as aulas remotas e, logo após, com o retorno presencial. O objetivo é analisar os impactos percebidos pelos docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner, na aprendizagem dos alunos, durante as suas ações no ensino médio integrado, na pandemia do SARS-COV-2. As metodologias ativas são promotoras do protagonismo e autonomia do estudante, principalmente a metodologia da problematização, por isso, indicadas para a promoção de ensino com ação transformadora, dialógica e reflexiva, tão necessário no presente momento. A pesquisa possui características de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e os objetivos foram apreendidos de forma descritiva. O método é uma pesquisa-ação, cujo caminho da investigação estabeleceu-se pelas etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e, como método de organização dos dados para geração de resultados, tem-se o princípio da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo se concretizou com a proposta de elaboração de um caderno didático, enquanto se realiza uma formação de professores, durante a pesquisa-ação colaborativa. Como resultado, constatou-se um aumento da desigualdade educacional, um déficit na aprendizagem dos alunos, agravado por problemas de relacionamento. Estudantes desmotivados e professores que, apesar de receberem um aporte mínimo de recursos tecnológicos, não estavam capacitados para o uso.

Palavras-chave:
Educação; Pandemia; Concepções de aprendizagem; Metodologia da problematização

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br