PROCESS |
ISA planning |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; J. P. Lima (2018)LIMA, Jéssyka Pereira de. Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Oliveira (2013)OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna: ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das universidades e institutos federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
|
Institutional mission, vision, and objectives |
Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.; Rosa et al.(2011)ROSA, Maria João et al. The EUA institutional evaluation programme: an account of institutional best practice. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 17, n. 3, p. 369-386, 2011.; Soares (2016)SOARES, Antonio Augusto dos Santos. Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Gestão) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
|
Contextualization |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Dias (2007)DIAS, Tereza Cristina. Auto-avaliação institucional no ensino superior: uma análise comparativa do processo realizado em uma instituição pública e em uma instituição privada. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Gonçalves (2016)GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral. A autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes e os sinais da prática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Holzweiss, Bustamante, and Fuller, (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; Rosa et al.(2011)ROSA, Maria João et al. The EUA institutional evaluation programme: an account of institutional best practice. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 17, n. 3, p. 369-386, 2011.; Sais (2017)SAIS, Rafael Martins. Avaliação institucional numa universidade multicampi: diálogos, tensões e interfaces com o planejamento. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.; Soares (2016)SOARES, Antonio Augusto dos Santos. Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Gestão) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
|
Democratic management |
Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; Lins et al. (2017)LINS, Juliana Medeiros de Omena et al. Institutional evaluation: a case study in a particular heir in Brazil. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 20, 2017.; Lopes (1994)LOPES, Fernando Dias. Elementos para um modelo integrado de planejamento e avaliação institucional na universidade. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.; Menezes (2012)MENEZES, Ângela Maria de. Autoavaliação como instrumento de gestão na educação superior: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; A. L. Silva (2015)SILVA, Assis Leão da. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
|
Active participation of the academic community |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Amâncio (2019)AMÂNCIO, Weslei Trevizan. Participação da comunidade na autoavaliação institucional em universidades da Argentina, Brasil e Paraguai. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.; Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Bernardes and Rothen (2016)BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Cunha (2010)CUNHA, Débora Alfaia da. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.; Dias (2007)DIAS, Tereza Cristina. Auto-avaliação institucional no ensino superior: uma análise comparativa do processo realizado em uma instituição pública e em uma instituição privada. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Gonçalves (2016)GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral. A autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes e os sinais da prática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Hamill (2015)HAMILL, Sharon Boland. Evaluating and redesigning a college assessment system to close the loop. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 5, n. 1, p. 34-57, 2015.; Lehfeld et al. (2017)LEHFELD, Neide Aparecida de Souza et al. Evaluation processes and the quality of Brazilian higher education: a case study. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 4, 2017.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; J. P. Lima (2018)LIMA, Jéssyka Pereira de. Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Lins et al. (2017)LINS, Juliana Medeiros de Omena et al. Institutional evaluation: a case study in a particular heir in Brazil. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 20, 2017.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Menezes (2012)MENEZES, Ângela Maria de. Autoavaliação como instrumento de gestão na educação superior: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.; Nunes, Duarte, and Pereira (2017)NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; DUARTE, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini; PEREIRA, Isabel Cristina Auler. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 373-384, 2017.; Oliveira (2013)OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna: ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das universidades e institutos federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.; Peixoto (2009)PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. A avaliação institucional nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2009.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.; Rosa et al. (2011)ROSA, Maria João et al. The EUA institutional evaluation programme: an account of institutional best practice. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 17, n. 3, p. 369-386, 2011.; Rosas (2014)ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. Sinaes e os procedimentos e avaliação: a construção de uma nova cultura na universidade? 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.; A. L. N. Silva et al. (2019)SILVA, Antonio Lopes Nogueira da et al. Critical factors in the participation of institutional evaluation in a Salesian higher education institution. Brazilian Journal of Business, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 785-804, 2019.; J. R. C. Silva et al. (2019)SILVA, Juliano Reginaldo Corrêa da et al. The incidence of isomorphic mechanisms in the processes of institutional self-evalution. Navus, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 173-186, 2019.; Venturini et al.(2010)VENTURINI, Jonas Cardona et al. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
10 SINAES dimensions |
J. L. L. S. Ribeiro (2015)RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. Sinaes: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 143-161, 2015.
|
Several instruments |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Oliveira (2013)OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna: ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das universidades e institutos federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
|
Innovation |
Baldigen (2018)BALDIGEN, Francine Adriane. Maturidade e inovação na avaliação institucional nas instituições de ensino superior do setor público. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.; Holzweiss, Bustamante, and Fuller (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; A. L. Silva (2015)SILVA, Assis Leão da. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
|
Legitimacy |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Bernardes and Rothen (2016)BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Cunha (2010)CUNHA, Débora Alfaia da. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.; Donato and Ladeia (2019); DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
Goulart (2018); GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.Lehfeld et al. (2017)LEHFELD, Neide Aparecida de Souza et al. Evaluation processes and the quality of Brazilian higher education: a case study. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 4, 2017.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Nardelli (2019)NARDELLI, Nelci Janete dos Santos. Autoavaliação institucional e processos de identidade no horizonte da cultura avaliativa: estudo de caso em uma instituição estadual de educação superior. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.; Peixoto (2009)PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. A avaliação institucional nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2009.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Flexibility |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Lopes (1994)LOPES, Fernando Dias. Elementos para um modelo integrado de planejamento e avaliação institucional na universidade. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.
|
Simplicity |
Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Lehfeld et al. (2017)LEHFELD, Neide Aparecida de Souza et al. Evaluation processes and the quality of Brazilian higher education: a case study. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 4, 2017.
|
Timely information |
Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Menezes (2012)MENEZES, Ângela Maria de. Autoavaliação como instrumento de gestão na educação superior: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.; Pinheiro (2018)PINHEIRO, Any Kadidja de Melo Tavares. Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
|
Brief questionnaires / interviews |
A. L. N. Silva et al. (2019)SILVA, Antonio Lopes Nogueira da et al. Critical factors in the participation of institutional evaluation in a Salesian higher education institution. Brazilian Journal of Business, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 785-804, 2019.
|
RESULTS |
Integration of results to the Institutional Development Plan (IDP) |
Castellanelli (2018)CASTELLANELLI, Luise Medina Cunha. A interação entre avaliação interna e planejamento estratégico na Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
|
Indicators |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; Oliveira (2013)OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna: ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das universidades e institutos federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
|
Self-referral |
Chinta, Kebritchi, and Ellias (2016)CHINTA, Ravi; KEBRITCHI, Mansureh; ELLIAS, Janelle. A conceptual framework for evaluating higher education institutions. International Journal of Educational Management, Bingley, v. 30, n. 6, p. 989-1002, 2016.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
|
Aspirational reference |
Chinta, Kebritchi, and Ellias (2016)CHINTA, Ravi; KEBRITCHI, Mansureh; ELLIAS, Janelle. A conceptual framework for evaluating higher education institutions. International Journal of Educational Management, Bingley, v. 30, n. 6, p. 989-1002, 2016.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
|
Transparency |
Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Campos (2019)CAMPOS, Valter Gomes. As relações e os desdobramentos da dupla avaliação (CEE/GO e Sinaes) na administração central da Universidade Estadual de Goiás. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; Lins et al. (2017)LINS, Juliana Medeiros de Omena et al. Institutional evaluation: a case study in a particular heir in Brazil. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 20, 2017.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.; J. R. C. Silva et al. (2019)SILVA, Juliano Reginaldo Corrêa da et al. The incidence of isomorphic mechanisms in the processes of institutional self-evalution. Navus, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 173-186, 2019.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Interpretation and incorporation of results |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Aoki (2017)AOKI, Fabiano Kenji. Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Campos (2019)CAMPOS, Valter Gomes. As relações e os desdobramentos da dupla avaliação (CEE/GO e Sinaes) na administração central da Universidade Estadual de Goiás. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Cunha (2010)CUNHA, Débora Alfaia da. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.; Dias (2007)DIAS, Tereza Cristina. Auto-avaliação institucional no ensino superior: uma análise comparativa do processo realizado em uma instituição pública e em uma instituição privada. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.; Gonçalves (2016)GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral. A autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes e os sinais da prática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Holzweiss, Bustamante, and Fuller (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; Kwecko (2017)KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS – Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2017.; L. M. Lima (2011)LIMA, Lucinete Marques. O processo de auto-avaliação da UFMA (2004-2006) no contexto regulatório da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.; J. P. Lima (2018)LIMA, Jéssyka Pereira de. Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Menezes (2012)MENEZES, Ângela Maria de. Autoavaliação como instrumento de gestão na educação superior: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.; Nardelli (2019)NARDELLI, Nelci Janete dos Santos. Autoavaliação institucional e processos de identidade no horizonte da cultura avaliativa: estudo de caso em uma instituição estadual de educação superior. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.; Pinheiro (2018)PINHEIRO, Any Kadidja de Melo Tavares. Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Rosas (2014)ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. Sinaes e os procedimentos e avaliação: a construção de uma nova cultura na universidade? 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; J. L. L. S. Ribeiro (2015)RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. Sinaes: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 143-161, 2015.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.; Sais (2017)SAIS, Rafael Martins. Avaliação institucional numa universidade multicampi: diálogos, tensões e interfaces com o planejamento. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.; Soares (2016)SOARES, Antonio Augusto dos Santos. Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Gestão) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Feedback |
Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
|
Qualitative emphasis |
Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Holzweiss, Bustamante, and Fuller (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
|
Time for analysis |
Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Not punitive, nor rewarding |
Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Nardelli (2019)NARDELLI, Nelci Janete dos Santos. Autoavaliação institucional e processos de identidade no horizonte da cultura avaliativa: estudo de caso em uma instituição estadual de educação superior. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.
|
EFFECTIVENESS |
Communication |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Bernardes and Rothen (2016);BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.Cunha (2010)CUNHA, Débora Alfaia da. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.; Holzweiss, Bustamante, and Fuller (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; Kwecko (2017)KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS – Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2017.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Evaluative culture |
Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Aoki (2017)AOKI, Fabiano Kenji. Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Bernardes and Rothen (2016)BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Hamill (2015)HAMILL, Sharon Boland. Evaluating and redesigning a college assessment system to close the loop. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 5, n. 1, p. 34-57, 2015.; Holzweiss, Bustamante, and Fuller (2016)HOLZWEISS, Peggy C.; BUSTAMANTE, Rebecca; FULLER, Matthew B. Institutional cultures of assessment: a qualitative study of administrator perspectives. Journal of Assessment and Institutional Effectiveness, State College, v. 6, n. 1, p. 1-27, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Lins et al. (2017)LINS, Juliana Medeiros de Omena et al. Institutional evaluation: a case study in a particular heir in Brazil. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 20, 2017.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Nardelli (2019)NARDELLI, Nelci Janete dos Santos. Autoavaliação institucional e processos de identidade no horizonte da cultura avaliativa: estudo de caso em uma instituição estadual de educação superior. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.; Nunes, Duarte, and Pereira (2017)NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; DUARTE, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini; PEREIRA, Isabel Cristina Auler. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 373-384, 2017.; Rosas (2014)ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. Sinaes e os procedimentos e avaliação: a construção de uma nova cultura na universidade? 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.; Sais (2017)SAIS, Rafael Martins. Avaliação institucional numa universidade multicampi: diálogos, tensões e interfaces com o planejamento. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.; A. L. Silva (2015)SILVA, Assis Leão da. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.; J. R. C. Silva et al.(2019)SILVA, Juliano Reginaldo Corrêa da et al. The incidence of isomorphic mechanisms in the processes of institutional self-evalution. Navus, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 173-186, 2019.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Freedom of expression |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.
|
Continuity |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Bernardes and Rothen (2016)BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
|
Systemic view |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Martins (2010)MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.; Nunes, Duarte, and Pereira (2017)NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; DUARTE, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini; PEREIRA, Isabel Cristina Auler. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 373-384, 2017.; Oliveira (2013)OLIVEIRA, Lucilene Rebouças de. Estudo do processo de avaliação interna: ferramenta de tomada de decisão, de autocontrole, de autoconhecimento e de melhoria na gestão das universidades e institutos federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
|
Change implementation actions |
Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Arruda, Paschoal, and Demo (2019)ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019.; Bernardes and Rothen (2016)BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. The field of higher education evaluation: focus on the Evaluation Committee. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 248-277, 2016.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Campos (2019)CAMPOS, Valter Gomes. As relações e os desdobramentos da dupla avaliação (CEE/GO e Sinaes) na administração central da Universidade Estadual de Goiás. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Cunha (2010)CUNHA, Débora Alfaia da. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.; Donato and Ladeia (2019)DONATO, Jânio Oliveira; LADEIA, James. Avaliação institucional: uma nova proposta de avaliação interna e externa. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5946, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65883 Acesso em: 30 jun. 2022. https://jus.com.br/artigos/65883...
; Gonçalves (2016)GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral. A autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes e os sinais da prática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Nunes, Duarte, and Pereira (2017)NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; DUARTE, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini; PEREIRA, Isabel Cristina Auler. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 373-384, 2017.; J. L. L. S. Ribeiro (2015)RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. Sinaes: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 143-161, 2015.; A. L. Silva (2015)SILVA, Assis Leão da. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.; Soares (2016)SOARES, Antonio Augusto dos Santos. Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Gestão) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.; Venturini et al. (2010)VENTURINI, Jonas Cardona et al. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Meta-evaluation |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Abreu Júnior (2009)ABREU JÚNIOR, Nelson de. Brazilian higher education assessment system(s). Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 257-269, 2009.; Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Carvalhaes (2018)CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo. Comissões próprias de avaliação de universidades do sudeste brasileiro: o que dizem os documentos e o que ocorre na prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Lehfeld et al. (2017)LEHFELD, Neide Aparecida de Souza et al. Evaluation processes and the quality of Brazilian higher education: a case study. Espacios, Caracas, v. 38, n. 30, p. 4, 2017.; Pinheiro (2018)PINHEIRO, Any Kadidja de Melo Tavares. Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
|
Feedback from institutional planning |
Andrade (2014)ANDRADE, Nelson Lambert de. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.; Aoki (2017)AOKI, Fabiano Kenji. Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.; Baldigen (2018)BALDIGEN, Francine Adriane. Maturidade e inovação na avaliação institucional nas instituições de ensino superior do setor público. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.; Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; Campos (2019)CAMPOS, Valter Gomes. As relações e os desdobramentos da dupla avaliação (CEE/GO e Sinaes) na administração central da Universidade Estadual de Goiás. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.; Goulart (2018)GOULART, Joana Corrêa. Avaliação institucional interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.; Kwecko (2017)KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS – Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2017.; Lopes (1994)LOPES, Fernando Dias. Elementos para um modelo integrado de planejamento e avaliação institucional na universidade. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.; Matoski Júnior (2008)MATOSKI JÚNIOR, Arivonil dos Santos. Políticas de avaliação institucional: regulamentação e/ou emancipação na auto-avaliação institucional. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.; Peixoto (2009)PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. A avaliação institucional nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2009.; Pinheiro (2018)PINHEIRO, Any Kadidja de Melo Tavares. Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; E. A. Ribeiro (2010)RIBEIRO, Elisa Antonia. O processo de autoavaliação institucional proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para as instituições públicas e privadas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.; J. L. L. S. Ribeiro (2015)RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. Sinaes: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 143-161, 2015.; Rodrigues (2003)RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.; Sais (2017)SAIS, Rafael Martins. Avaliação institucional numa universidade multicampi: diálogos, tensões e interfaces com o planejamento. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Technical qualification of those involved |
Andriola and Araújo (2016)ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Relevance of using management indicators for self-assessment and strategic planning at higher education institutions. Meta, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 515-533, 2016.; Angst and Alves (2018)ANGST, Felipe André; ALVES, José Matias. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. esp., p. 117-151, 2018.; Aoki (2017)AOKI, Fabiano Kenji. Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.; Campos (2019)CAMPOS, Valter Gomes. As relações e os desdobramentos da dupla avaliação (CEE/GO e Sinaes) na administração central da Universidade Estadual de Goiás. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.; Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; Gonçalves Filho (2016)GONÇALVES FILHO, Francisco. A avaliação institucional na Universidade Federal do Tocantins (2004-2010). 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.; Kwecko (2017)KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS – Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2017.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.; Venturini et al. (2010)VENTURINI, Jonas Cardona et al. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010.; Vieira and Freitas (2010)VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. Sinaes at the public state university: analysis of the internal evaluation process at Bahia State University (UNEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, 2010.
|
Society development |
Brito (2006)BRITO, Sandra Lopes Estrela. Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidades para o desenvolvimento socioeconômico de um país – um estudo da realidade de Moçambique. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.; J. P. Lima (2018)LIMA, Jéssyka Pereira de. Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.; Lopes (1994)LOPES, Fernando Dias. Elementos para um modelo integrado de planejamento e avaliação institucional na universidade. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.; A. L. Silva (2015)SILVA, Assis Leão da. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.; Souza (2010)SOUZA, Francisco Antônio de Araújo e. Avaliação e planejamento para o desenvolvimento institucional de universidades. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
|
Bias of the new public management |
Castellanelli (2018)CASTELLANELLI, Luise Medina Cunha. A interação entre avaliação interna e planejamento estratégico na Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
|
Concatenation with external evaluation |
Cardoso (2017)CARDOSO, António Pedro Barbosa. Políticas de avaliação institucional da educação superior: criação e implementação do sistema de avaliação do ensino superior de Cabo Verde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.; C. I. Lima (2010)LIMA, Cláudia Ibiapina. Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará sob a égide do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
|
Integrated management cycle |
Kwecko (2017)KWECKO, Fabio Rios. Os desafios do diálogo entre autoavaliação institucional e gestão estratégica do IFRS – Campus Rio Grande. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2017.
|