Robótica educacional; Robótica livre; Análise do discurso; Pesquisa qualitativa
Autoria
Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre , RS , Brasil . Contatos: jackiecorteso@gmail.com ; agmotta.ufrgs@gmail.com. Universidade Federal do Rio Grande do SulBrasilPorto Alegre, RS, Brasil - Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre , RS , Brasil . Contatos: jackiecorteso@gmail.com ; agmotta.ufrgs@gmail.com.
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Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira é socióloga pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Alexandre Guilherme Motta Sarmento é sociólogo pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em educação em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professor em educação em ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
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Quadro 1
– Exemplos de respostas sobre o diferencial no ensino de Robótica pelo CRCs
table_chartQuadro 1
– Exemplos de respostas sobre o diferencial no ensino de Robótica pelo CRCs
Respostas dos CRCs (reproduzidas com preservação das identidades dos respondentes)
Dimensões identificadas, categorias e destaques da pré-análise
“O maior diferencial do ensino no CRC é a liberdade de criação que o aluno tem em função dos materiais que utilizamos durante o curso, que no caso são as sucatas e componentes eletrônicos que podem ter adaptado para outra funcionalidade.”
Dimensões cognitiva, sociopolítica e ambiental: Liberdade de criação; Materiais, sucatas; Adaptação de materiais e componentes eletrônicos com outras funcionalidades.
“Sim. Pois há estímulo para apropriação de tecnologia, re-uso de equipamento e componente e sensibilização com relação ao meio ambiente”.
Dimensão cognitiva: Estímulo para apropriação de tecnologia; Dimensão ambiental: Reuso de equipamentos; Sensibilização com relação ao meio ambiente.
“Sim. Além de todo o conhecimento tecnológico e prático, que o ensino de robótica pode proporcionar, também poder promover o trabalho coletivo e a troca de ideias, já que toda a construção pode ser feita em equipe. Solucionar problemas e desenvolver senso crítico e raciocínio lógico são capacidades que precisam ser desenvolvidas nas crianças e adolescentes e que, infelizmente, nem sempre são estimuladas no ensino convencional. Porém, perfeitamente possível em um ambiente colaborativo, criativo e inovador como deve ser o CRC.”
Dimensão cognitiva: Conhecimento tecnológico prático; Senso crítico, raciocínio lógico; e Solucionar problemas; Dimensões cognitiva e sociopolítica: Trabalho coletivo, troca de ideias; Construção em equipe; Solucionar problemas; e Ambiente colaborativo, criativo e inovador em contraposição ao ensino convencional.
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