Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender as percepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o corpo e como a disciplina de educação física contempla as abordagens pedagógicas acerca do tema. O material empírico é constituído por observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze alunos do ensino médio da EJA de uma escola estadual localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Detectou-se que os discentes percebem a importância de cuidar de si, porém a falta de tempo e a limitação de recursos financeiros comprometem a preocupação com o próprio corpo. Além disso, foi possível identificar uma carência de debates relacionados ao corpo nas aulas de educação física. Os alunos do ensino médio da EJA desta escola aparentavam não terem sido estimulados a pensar sobre assuntos relacionados ao corpo até o momento, e temas relacionados ao corpo pareceram distantes da realidade cotidiana desses discentes. Tais dados contribuem não somente para (re)pensar a particularidade da intervenção pedagógica em educação física, como também revelam até que ponto o contexto sociocultural atravessa as questões relacionadas ao corpo, o que pode nortear o ofício docente dessa e de outras disciplinas nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave
Escola; Educação; Ensino; Aprendizagem; Escolaridade