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Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação 1 1- Este artigo apresenta os resultados do Projeto de Pesquisa “Pensamento educacional e intelectuais como objetos de história da educação brasileira” (Bolsa Produtividade, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Processo no. 305501/2020-8).

A new-old history of ideas: educational thought at the 1st Brazilian Congress on the History of Education

Resumo

Analisa as comunicações sobre pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado no Rio de Janeiro em 2000, e organizado pela Sociedade Brasileira de História da Educação. Considera-se que as reuniões científicas revelam conteúdos, cânones e modos de fazer de uma comunidade intelectual, assim como as posições e relações interpessoais e institucionais implicadas na produção do conhecimento. Relacionam-se os conteúdos das comunicações apresentadas nas sessões do subtema pensamento educacional a informações institucionais sobre as suas autorias, bem como sobre as práticas coetâneas da pesquisa na pós-graduação e as heranças disciplinares. Tendo como balizas a história daquele evento e da própria entidade organizadora, articulam-se as características majoritárias dessa produção às tradições disciplinares e vinculações de quem pesquisava e escrevia no lugar constituído sob o sistema nacional de pós-graduação. Esses elementos constituem a base empírica para a compreensão dos modos como este segmento dedicado ao pensamento educacional circunscrevia, operava e compartilhava noções e cânones. Conclui-se que as comunicações refletem a expansão regional das instituições, a nucleação de linhas e grupos de pesquisa, o predomínio das instituições públicas e o fomento governamental. O artigo coteja os resultados que estudos panorâmicos sobre o I CBHE interpretaram como efeitos de mudanças paradigmáticas, concluindo que as referências antagônicas não afetaram os modos e os resultados das abordagens no subtema, em que prevaleceu a tradição da história da pedagogia, longamente replicada em orientações e incorporada como um saber-fazer acadêmico generalizado.

Palavras-chave
Pensamento educacional; Comunidade intelectual; Historiografia da educação

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