Pré-categorias sub-grupo A
Ciências Agrárias
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I. Método tradicional de ensino: Demonstraram características do modelo de ensino tradicional, tanto no planejamento quanto na prática docente. II. Atuação docente alicerçada na experiência prévia como profissional da área específica: Experiências prévias à carreira como docente, no campo de atuação profissional específica. A maioria dos docentes entrevistados desta área ingressou na universidade há mais de 15 anos, em uma época em que cursar uma pós-graduação não era visto como necessidade primeira, pois não era tão difundido e valorizado. III. Aspectos humanos para a formação dos acadêmicos: Docentes sinalizaram em suas falas a importância de se pensar que, apesar de trabalharem com máquinas ou animais, antes de tudo, é preciso considerar o ser humano que está por trás da situação. IV. Foco na pós-graduação: Percepção dos docentes perante as exigências da pós-graduação como problemática do cotidiano, tendo em vista que as cobranças institucionais, sociais e a burocratização dos processos exigem tempo e atenção, encaminhando a docência na pós-graduação na contramão da graduação. V. Tecnologias como elemento importante em suas estratégias didáticas: Reconhecem a importância das tecnologias para aproximar os acadêmicos tanto em relação à dinâmica da sala de aula quanto ao futuro campo de atuação profissional. |
Pré-categorias sub-grupo A
Engenharias
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VI. Preocupação com o ensino multidisciplinar: Relevância que os docentes da área atribuíram à necessidade de existirem atividades multidisciplinares. VII. Ensino articulado ao mundo do trabalho: Característica marcante do grupo de docentes entrevistados; necessidade de exemplos práticos por meio de atividades em laboratório ou visitas técnicas em espaços apropriados. VIII. A metodologia tradicional de ensino: Forma mais utilizada em sala de aula, diz respeito às aulas expositivas, como quadro negro e Datashow . Além disso, tornam-se tradicionais, pois ainda valorizam o docente como detentor de saber, exigindo, portanto, que os acadêmicos escutem sem interferência. IX. Sentimento de desvalorização do ensino: Fragilidades e problemas diários enfrentados pelos docentes. Dificuldades enfrentadas no cotidiano acabam por interferir na qualidade do ensino em sala de aula. |
Pré-categorias sub-grupo B
Linguística, Letras e Artes
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X. Foco na área de conhecimento específico: Entendimento dos formadores que envolve a área do conhecimento específico tanto em relação à sua formação, quanto em relação à formação dos estudantes. XI. Consciência do papel formativo: Caracterizada pelo modo como os sujeitos entendem o seu papel na formação de futuros profissionais. XII. Relação teoria-prática: Demonstra aspectos do entendimento dos sujeitos que inter-relacionam aspectos teóricos e práticos da formação. |
Pré-categorias sub-grupo C
Ciências Sociais e Aplicadas
Ciências Exatas e da Terra
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XIII. Pano de fundo: O fundamento essencial a partir do qual cada docente se movimenta, ou seja, como o professor sente, pensa e age na sua atuação docente. XIV. Rede conceitual: Cada docente elege determinados conceitos que lhes são significativos. Um processo de elaboração e objetivação da dinâmica peculiar de cada docente. XV. Inter-relação interna e externa: Dinâmica relacional que o professor estabelece entre disciplinas e áreas afins. XVI. Maneira de construir o saber acadêmico: Maneira pela qual o docente constrói a sua movimentação docente. XVII. Elemento de articulação: Revela que, na movimentação docente, o professor se ampara em algum elemento para construir o saber acadêmico. XVIII. Impressão das marcas pessoais na docência: Revela marcas pessoais na relação que o professor estabelece com o exercício docente, bem como sua relação interpessoal com os alunos. XIX. Concepções próprias da docência: Demonstra as peculiaridades com que o professor concebe a docência. XX. Percepção do aluno: Como o professor compreende as diversas dimensões do aluno. XXI. Pontos de tensão: Mostra as dificuldades percebidas pelos professores no exercício docente. Um destes pontos é o equilíbrio entre produção científica e atividade formativa , e outro é a discrepância entre a própria visão crítica em relação e o funcionamento institucional e acadêmico . |
Pré-categorias sub-grupo D
Ciências da Saúde
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XXII. Da especificidade à especialidade – atributos da atuação docente em saúde: Emerge de elementos que surgiram nas narrativas dos professores ao se referirem à sua profissão de origem, bem como aos conteúdos e conhecimentos científicos que são fundamentais para essa formação, reportando-se aos conhecimentos das ciências da saúde, como também das ciências sociais e humanas. Consideramos nesta pré-categoria, ainda, as relações que alguns professores estabelecem dentro de sua especificidade profissional, entretanto com outra especialidade dentro de outra profissão, com outras profissões da área da saúde e com outras áreas que não da saúde. XXIII. Vivência profissional do professor da saúde como balizadora da prática pedagógica: Emerge de elementos/aspectos provenientes das narrativas dos professores entrevistados quando houve diálogo sobre suas percepções a respeito dos conhecimentos necessários para o seu fazer pedagógico e sobre como este acontece no seu cotidiano. XXIV. Pluralidade no modo de atuação dos professores da área da saúde no processo de ensino-aprendizagem: Retrata a circularidade dos modos de atuação dos professores mediante sua constituição a partir das elaborações e [re]elaborações, construções e [re]construções advindas de sua trajetória profissional e articuladas com o contexto real de trabalho. |
Pré-categorias sub-grupo D
Ciências Biológicas
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XXV. Da especialidade à atuação docente – identidades do professor universitário: Emerge de elementos provenientes das narrativas dos professores entrevistados quando houve diálogo entre a especialidade e sua identificação como docente. XXVI. Aprendizagem docente – a busca contínua pelos saberes na docência superior: Emerge de elementos provenientes das narrativas dos professores entrevistados quando houve diálogo sobre a forma de organizar o saber acadêmico e as estratégias que utilizam em aula. |