Resumo
Este texto utiliza-se de aspectos provenientes da pesquisa realizada no âmbito do curso de mestrado, bem como no de doutorado, situada nos debates sobre o provimento material escolar, a história da educação e a abordagem transnacional. Na esteira do método onomástico de Carlo Ginzburg (1991), com o fio do nome, foi encontrada uma maneira de apreender os sujeitos envolvidos no processo de suprimento e fabricação dos móveis escolares destinados ao Ginásio Paranaense em fins do século XIX e início do XX. Desse modo, este trabalho tem como objetivo identificar e mapear as referências transnacionais no processo de consumo dos artefatos dirigidos ao ensino secundário, averiguando quais necessidades eram postas e como eram satisfeitas. A empiria documental corresponde a artigos de jornais consultados por meio da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional; relatórios e ofícios de representantes governamentais, consultados no Departamento de Arquivo Público Paranaense; além de fontes iconográficas encontradas no acervo do Colégio Estadual do Paraná e atas do Museu Maçônico do Paraná. O trabalho tem como arcabouço teórico as contribuições de Serge Gruzinski (2001) no que se refere às conexões internacionais e intercontinentais no processo da investigação histórica; Eugenia Roldán Vera e Eckhardt Fuchs (2019) com a discussão sobre a história transnacional no âmbito educacional; e Cynthia Greive Veiga (2018) para compreender as margens existentes entre as necessidades da escola e como estas são atendidas.
História transnacional; Cultura material escolar; História da educação; Móveis escolares; Ensino secundário