Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.comPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, Brasil - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.com
Ana Luisa Antunes
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.comPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, Brasil - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.com
Rosane Pinto Rodrigues
- Universidade do Estado do Rio Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: rosanepr1@hotmail.comUniversidade do Estado do Rio JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, Brasil - Universidade do Estado do Rio Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: rosanepr1@hotmail.com
Débora da Silva Lopes Santos
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.comPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, Brasil - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.com
João Paulo Ferraro Turano de Araujo
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.comPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, Brasil - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contatos: jcancock@gmail.com; ana.antunes2010@gmail.com; lopesmuseologa@gmail.com, jpferraro45@gmail.com
Juliana C. A. do Nascimento Cock é mestre em Educação (PUC-Rio), na linha de pesquisa Educação, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas, e graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e do Município de São Gonçalo (RJ).
Ana Luisa Antunes é doutoranda em educação (PUC-Rio), na linha de pesquisa Educação, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas, mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/RJ), onde atua como professora da educação básica.
Rosane Pinto Rodrigues é doutoranda em Psicologia Social (UERJ), na linha de pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais, mestra em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como psicóloga na Escola Naval (RJ).
Débora da S. Lopes dos Santos é mestre em Educação (PUC-Rio), na linha de pesquisa Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos. Possui bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e licenciatura em História pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É professora da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro (RJ).
João Paulo Ferraro T. de Araujo é mestre em Educação (PUC-Rio), na linha de pesquisa Ideias e Instituições Educacionais (com bolsa da Capes) e graduado em Ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (USP).
1
- Agradecemos à professora Zaia Brandão o desafio e o incentivo ao desenvolvimento deste trabalho, bem como o acompanhamento incansável e fundamental em cada etapa. Um agradecimento especial também ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e aos nossos orientadores.
4
- We thank Professor Zaia Brandão for the challenge and the encouragement to develop this work, as well as her tireless and fundamental supervision at each stage. We also thank the Graduate Program in Education of Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro and our advisors.