Content Analysis (26 = 47,3%) Analyzing PETBs’ contents, regardless of the type of analysis the proposed |
Ferreira (1993)FERREIRA, Marcos Santos. Atletismo e promoção da saúde nos livros-texto brasileiros . 1993. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. ; Rosário (2006)ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. 193f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2006. ; Faganello (2008)FAGANELLO, Flórence Rosana. Análise dos livros de atletismo como subsídio para o seu ensino no campo escolar . 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2008. ; Alves; Timossi; Santos (2009)ALVES, Evandro Silva; TIMOSSI, Luciana da Silva; SANTOS, Ricardo Alfeu. Livro didático nas aulas de educação física escolar: utopia ou realidade? Análise no contexto de Irati - PR. Cinergis , Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 1, p. 1-7, jan./jun. 2009. ; Marangon (2009)MARANGON, Davi.Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades: uma análise do livro didático público de educação física do Estado do Paraná. 2009. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. ; Antunes; Dantas (2010)ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli; DANTAS, Luiz. Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , São Paulo, v. 24, n. 2, p. 205-221, abr./jun. 2010. ; Pacifico (2011)PACIFICO, Tânia Mara. Relações raciais no livro didático público do Paraná . 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. ; Paraiso (2011)PARAISO, Cristina Souza. O trato com o conhecimento da ginástica: um estudo sobre possibilidades de superação. Motrivivência , São Carlos, n. 36, p. 169-196, jun. 2011. ; Souza (2011)SOUZA, Fabiana Fatima Dias de.O professor da moda: Arthur Higgins e a educação física no Brasil (1885-1934). 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. ; Monteiro (2012)MONTEIRO, Paulo Henrique Nico.A saúde nos livros didáticos no Brasil: concepções e tendências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. ; Gilioli (2013)GILIOLI, Eduardo Borba.Livro didático público de educação física do Estado do Paraná: potencial formativo. 2013 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mariangá, Maringá, 2013. ; Bolzan (2014)BOLZAN, Érica.Das prescrições às práticas de pesquisa/formação compartilhadas: o lugar do livro didático na educação física. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2014. ; Botelho; Neira (2014)BOTELHO, Rafael Guimarães; NEIRA, Marcos Garcia. Análisis de libros de texto en Brasil y en España: uma introducción al tema en el área de Educación Física. Movimento , Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 659-685, abr./jun. 2014. ; Costa (2014)COSTA, Carine Ferreira.O livro didático público de Educação Física para o ensino médio do Estado do Paraná: uma proposta marxista? 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. ; Barroso (2015)BARROSO, André Luís Ruggiero. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar . 312 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015. ; Bolzan; Santos (2015)BOLZAN, Érica; SANTOS, Wagner dos. Propostas didático-pedagógicas e suas projeções para o ensino da educação física. Revista da Educação Física , Maringá, v. 26, n. 1, p. 43-57, 2015. ; Moreno (2015)MORENO, Andrea. A propósito de Ling, da ginástica sueca e da circulação de impressos em língua portuguesa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Campinas, v. 37, n. 2. p. 128-135, 2015. ; Palomares; Altmann; Cao (2015)PALOMARES, Alba González; ALLTMANN, Helena; CAO, Ana Rey. Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil. Movimento , Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 203-216, jan./mar. de 2015. ; Puchta (2015)PUCHTA, Diogo Rodrigues. A escolarização dos exercícios físicos e os manuais de ginástica no processo de constituição da educação física como disciplina escolar (1882-1926) . 2015. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. ; Puchta; Oliveira (2015)PUCHTA, Diogo Rodrigues; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX). Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Brasília, DF, v. 37, n. 3, p. 272-279, 2015. ; Quitzau (2015)QUITZAU, Evelise Amgarten. Da “Ginástica para a juventude” a “A ginástica alemã”: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Brasília, DF, v. 37, n. 2, p. 111-118, 2015. ; Carlos (2016)CARLOS, Camila Ursulla Batista. Discussão sobre o livro didático na educação física a partir da proposta do Estado do Paraná e da cidade de João Pessoa . 2016. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. ; Palomares; Cao (2017)PALOMARES, Alba González; CAO, Ana Rey. Las edades en la cultura corporal: representaciones en los libros de texto de educación física de Brasil. Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-25, 2017. ; Carlos; Melo (2018)CARLOS, Camila Ursulla Batista; MELO, José Pereira de. Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná. Motricidade , Ribeira de Pena, v. 14, p. 72-77, 2018. ; Cassani (2018)CASSANI, Juliana Martins.Da imprensa periódica de ensino e de técnicas aos livros didáticos da educação física: trajetórias de prescrições pedagógicas (1932-1960). 2018. 411 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2018. ; Soares Júnior (2019)SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Sob o governo de Higia: os saberes médico-pedagógicos e a construção de um corpo hígido na Paraíba (1930-1940). Revista História da Educação , Porto Alegre, v. 23, p. 1-38, 2019.
|
Proposal (15 = 27,3%) Proposing contents in the form schoolbooks |
Carmo (1999)CARMO, Sérgio Carnevale do. O livro como recurso didático no ensino do futebol . 1999. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. ; Galatti (2006)GALATTI, Larissa Rafaela.Pedagogia do esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. ; Darido et al. (2008); Seabra Junior (2008)SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino do aluno com deficiência visual na atividade física adaptada . 2008. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2008. ; Rodrigues (2009)RODRIGUES, Heitor de Andrade.Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade de um livro didático. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2009. ; Galatti; Paes; Darido (2010)GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz , Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 751-761, jul./set. 2010. ; Ferreira (2011)FERREIRA, Aline Fernanda.Pluralidade cultural e educação física: elaboração de material didático. 2011. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011. ; Diniz; Darido (2012)DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Livro didático uma ferramenta possível de trabalho com a dança na educação física escolar. Motriz , Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 176-185, jan./mar. 2012. ; Fraiha (2012)FRAIHA, Ana Lívia Gorgatto.A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2012. ; Impolcetto (2012)IMPOLCETTO, Fernanda Moreto.Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 320 f. Tese (Doutorado Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2012. ; Rufino (2012)RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.“Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na Educação Física no ensino médio. 2012. 366 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2012. ; Rufino et al. (2012)RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto et al. Temas transversais e livro didático: possibilidades para a Educação Física escolar brasileira. Revista Mineira de Educação Física , Viçosa, esp., n. 1, p. 658-669, 2012. ; Barros (2013)BARROS, Mayra Giovaneti de.Hip hop na escola: para além da proposta curricular do Estado de São Paulo. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013. ; Silva (2014)SILVA, Eduardo Viganor.Educação olímpica no ensino médio: validação qualitativa de um material didático de educação em valores por meio do esporte. 2014. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2014. ; Farias (2018)FARIAS, Alison Nascimento.Livro didático e as TIC: limites e possibilidades para as aulas de educação física do município de Caucaia/CE. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.
|
Discussion (6 = 10,9%) Discussing about TB in PE teaching, without necessarily analyzing contents |
Darido et al. (2010)DARIDO, Suraya Cristina et al. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz , Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450-457, abr./jun. 2010. ; Neves (2011)NEVES, Maria Lucia Paniago Lordelo. O manual didático de educação física na relação educativa: uma abordagem contemporânea. Nuances , Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 155-170, maio/ago. 2011. ; Rodrigues; Darido (2011)RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na educação física escolar: a visão dos professores. Motriz , Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 48-62, jan./mar. 2011. ; Rosário; Darido (2012)ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da educação física na escola. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , São Paulo, v. 26, n. 4, p. 691-704, out./dez. 2012. ; Rufino (2013)RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.Livro didático e educação física escolar: interlocuções e entrelaçamentos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2013. ; Cintra (2017)CINTRA, Marina Melo.Produção de conhecimento em educação física no ensino médio: o impacto dos livros no “chão da escola”. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Mato Grosso, Uberaba, 2017.
|
Evaluation (6 = 10,9%) Evaluating or validating TBs |
Rufino; Darido (2013a)RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Tema transversal ética nas aulas de educação física: avaliando o processo de implementação de um livro didático. Plures Humanidades , Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 451-477, 2013a. ; Santos (2012)SANTOS, Fabiano Basso dos.Valores em jogo: possibilidades para educação olímpica na educação física escolar. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2012. ; Rufino; Darido (2013b)RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , Brasília, DF, v. 21, n. 3, p. 21-34, 2013b. ; Fraiha et al. (2016)FRAIHA, Ana Lívia Gorgatto et al. Avaliação da utilização do livro didático com conteúdos de basquetebol nas aulas de educação física a partir da opinião de alunos. Arquivos em Movimento , Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 54-65, jan./jun. 2016. ; Barroso; Darido (2016)BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático como instrumento pedagógico para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. Movimento , Porto Alegre, v. 22, n. 4, p. 1309-1324, out./dez. 2016. ; Barroso; Darido (2017)BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na educação física escolar: visão de professores e alunos. Pensar a Prática , Goiânia, v. 20, n. 3, p. 488-502, jul./set. 2017.
|
Bibliographic Research (2 = 3,6%) Quantifying the frequency of a given term or topic in/about TBs |
Ontañón; Duprat; Bortoleto (2012)ONTAÑÓN, Tereza; DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco. Educação física e atividades circenses: “O estado da arte”. Movimento , Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 149-168, abr./jun. 2012. ; Souza Júnior et al. (2015)SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de et al. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento , Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 479-493, abr./jun. 2015.
|