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Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão1 1 - Agradecimento ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela Bolsa Produtividade em Pesquisa, que possibilitou a realização de parte da pesquisa para a escrita deste ensaio.

Love’s askesis and fragility of human formation in Plato’s Symposium

Resumo

Inspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado.

Platão; Eros; Beleza; Ascese; Formação

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