Resumo:
A elaboração e sustentação de projetos coletivos supõem a inscrição do sujeito em um contrato normativo do qual ele é um elo e ao qual se submete. Tal contrato é articulador de sua vida psíquica no grupo e na instituição, e garante a continuidade dos projetos educativos. Nesse trabalho, analisaremos o papel de uma professora de ciên cias no desenvolvimento das relações intersubjetivas de um grupo de professores de uma escola. Focalizaremos um deslocamento dos vínculos estabelecidos em função de uma elaboração simbólica propositiva da professora e, a seguir, a sua saída do grupo.
Para responder à questão formulada faremos uma triangulação entre dados colhidos de entrevistas, relatos e documentos, e em conceitos da teoria psicanalítica de René Kaës. Mostraremos a importância do conceito de intermediário como analisador de grande heurística, possibilitando encontrar marcas que permitem ao sujeito reconhecer-se e ser reconhecido como sujeito do grupo.
Palavras-chave: comunidade de professores; projeto pedagógico; psicanálise e educa ção.
Abstract:
The elaboration of and support for collective projects implies in subject's agreement with a normative contract. This contract articulates one's psychic life in the group and in the institution, as well as guarantees the continuity of educational projects.
In this work, we analyze the role of a science teacher in the development of intersubjective relationships of a group of teachers from the same school. We will focus on the shift of bonds that were established through propositive symbolic elaboration from that teacher, who ended up leaving the group. Data from diverse sources was triangulated and examined through the lens of concepts from René Kaës' psychoanalytic theory. We show the importance of the concept "intermediary" for analysis, permitting one to identify the signs that make it possible for the subject to recognize him/herself and to be recognized as a member of the group.
Key-words: teacher community; psychoanalyze and education; pedagogic project.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
- FERNÁNDEZ, Lidia M. (1998): Crise e dramática da mudança: avanços de pesquisa sobre projetos de inovação educativa In: BUTELMAN, Ida (org): Pensando as instituições: teorias e práticas em educação. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. - Porto Alegre: ArtMed.
- KAES, René (1991): Realidade Psíquica e Sofrimento nas Instituições In: KAES, Renéet al.: A Instituição e as instituições: estudos psicanalíticos. Trad. Joaquim Pereira Neto- São Paulo: Casa do Psicólogo.
- KAES, René (1997): O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. Tradução José de Souza e Mello Werneck - SP: Casa do Psicológo
- PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (1994): Escola Plural: Proposta Político- pedagógica. Secretaria Municipal de Educação: Belo Horizonte.
- VALADARES, Juarez M. e VILLANI, Alberto (2001): As formas e a construção da (inter)subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos Atas do III ENPEC. Atibaia.
- VALADARES, Juarez M. e VILLANI, Alberto (2002): Continuidade e ruptura no trabalho coletivo de professores. Atas do VIII EPEF. São Paulo: Águas de Lindóia.
- VALADARES, Juarez M. (2002): As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos. Dissertação de Mestrado - Instituto de Física - Universidade de São Paulo.
- VALADARES, Juarez M. e Villani, Alberto (2003): Um referencialpsicanalítico para os grupos de aprendizagem em Ciências Atas do IV ENPEC. São Paulo: Bauru.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jun 2004