Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL E DESTINO OCUPACIONAL DE EGRESSOS GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS MODALIDADES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL

PROFILE AND PROFESSIONAL DESTINATION OF GRADUATED STUDENTS IN BIOLOGICAL SCIENCES BOTH IN TRADITIONAL AND DISTANCE EDUCATION MODALITIES

Resumos

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o perfil dos egressos de alguns cursos de graduação em Ciências Biológicas no Estado do Rio de Janeiro. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online, composto por perguntas multiopcionais. Este foi respondido por 241 egressos, sendo 83 do ensino a distância e 158 do ensino presencial, de universidades públicas e uma privada. Os resultados mostraram a predominância de mulheres, de cor branca e idade média de 23 anos, na conclusão do curso dos egressos do ensino presencial, e 33 no ensino a distância. Além disso, percebeu-se o predomínio do cargo de professor, principalmente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e renda mensal de 3 a 4 salários mínimos

Destino ocupacional; Mercado de trabalho; Ciências Biológicas


This paper aims to highlight the profile of the graduates of some degree courses in Biological Sciences in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The survey instrument used was an online questionnaire consisting of multiple choice questions. This was answered by 241 graduate students, being 83 of distance learning and 158 of classroom teaching, from public and one private universities. The results showed the predominance of women, white, an average age of 23 years, at the course completion coming from traditional classroom, and 33 from distance learning. Moreover, it was noticed the predominance of professorship, especially in Secondary School and High School and monthly income of 3-4 minimum wages.

Occupational Destinations; Labor market; Biological Sciences


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Os autores agradecem a contribuição dos alunos egressos da Fundação CECIERJ/CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e da Universidade Santa Úrsula (USU) que participaram desta pesquisa, indispensável para a realização deste trabalho. Agradecemos, ainda, à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

  • CABRERA, A. F.; WEERTZ, D. J.; ZULICK, B. J. Making an impact with alumni surveys. New Directions for Institutional Research, v. 126, p. 5-17, 2005.
  • DELANEY, A. M. Voices of experience: renewing higher education with alumni studies. Tertiary Education and Management, v. 6, n. 2, p. 137-155, 2000.
  • FREITAS, A. M. As Competências na atuação do profissional egresso da Licenciatura em Ciências Biológicas da UNESC: uma análise dos anos de 2002 a 2005. 2007. 62f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Criciúma, 2007.
  • INEP. Resumo técnico: censo da educação superior de 2009. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 34p. 2010.
  • ROSSI, C. A. V.; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v.2, n.1, p. 101-125, 1998.
  • VASCONCELOS, S. D.; LIMA, K. E. C. O Professor de Biologia em Formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, Bauru, v.16, n.2, p. 323-240, 2010.
  • 1
    Dirceu Esdras Teixeira - Doutorando em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) E-mail: diresdras@gmail.com
  • 2
    Luiz Carlos dos Santos Ribeiro - Mestrando em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). E-mail: luizcarlosdsr@gmail.com
  • 3
    Keila Mara Cassiano - Doutoranda em Engenharia Elétrica-Métodos de Apoio à Decisão, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). E-mail: keilamath@hotmail.com
  • 4
    Masako Oya Masuda - Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretora Acadêmica / Vice-Presidente da Fundação CECIERJ. Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). E-mail: masako@cecierj.edu.br
  • 5
    Marlene Benchimol - Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Biologia Celular pela (UFRJ). Professora titular da Universidade Santa Úrsula. Docente concursada da Fundação CECIERJ. Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). E-mail: marlenebenchimol@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    01 Fev 2013
  • Aceito
    27 Jun 2013
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br