Acessibilidade / Reportar erro

HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: FLEXIBILIDADE COGNITIVA, ITNTERDISCIPLINARIDADE E COMPLEXIDADE

Resumo:

Inicialmente, define-se hipeimídia a partir dos conceitos de hipertexto e multimídia. Apresenta-se, em seguida, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que nasce atrelada à concepção dos sistemas hipeimídia de aprendizagem, investigando-se sua possível relação com os conceitos de interdisciplinaridade e complexidade. A síntese da discussão aponta para a convergência entre os conceitos de complexidade e interdisciplinaridade no âmbito da aprendizagem avançada e para a hipótese de que sistemas hipermídia também podem ser materiais educativos adequados para promover a flexibilidade cognitiva a partir da abordagem interdisciplinar de conteúdos complexos. Apresenta-se também, a descrição do desenho instrucional do sistema "Biomec" como exemplo de sistema hipermídia de aprendizagem desenvolvido a partir dos fundamentos teóricos discutidos anteriormente.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BOLACHA, E.; AMADOR, F. (2003). Organização do Conhecimento, Construção de Hiperdocumentos e Ensino das Ciências da Terra. Investigações em Ensino de Ciências, 8(1). Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • COELHO, N. (2001). Edgar Morin: A Ótica da Complexidade e a Articulação dos Saberes. Núcleo de Estudos da Complexidade. Disponível em Disponível em http://www.pluriversu.org Acessado em Outubro de 2003.
    » http://www.pluriversu.org
  • COLA, C. S. D. (2004). Biomec: um sistema hipermídia que integra conceitos de mecânica, biomecânica e anatomia humana. ( Dissertação de mestrado). NUTES-UFRJ.
  • CONKLIN, J. (1987). Hypertext: an introduction and survey. Computer, September, 17-41.
  • FITZGERALD, G.; SEMRAU, L. (1998). The effects of learner differences on usage patterns and learning outcomes with hypermedia case studies. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 7(4), 309-331.
  • JACOBSON, M. (1994). Issues in hypertext and hypermedia research: toward a framework for linking theory-to- design. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 3(2), 141-154.
  • JONES, T.; BERGER, C. (1995). Student's use of multimedia science instruction: designing for the MTV Generation? Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 4(4), 305-320.
  • LEÃO, I. (2001). O Labirinto da hipermídia. São Paulo, Editora Iluminúrias.
  • MARCHIONINI, G. (1988). Hypermedia and learning: feedom and chaos, Educational Technology, 28(11), 8 12, November.
  • MORIN, E. (2004). A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • PIERSON, A.; NEVES, M. (2001). Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1(2), ABRAPEC, Maio/Agosto.
  • REZENDE, F. (2001). Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica básica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 18(2), 197-213.
  • SANTOMÉ, J. (1998). Globalização e Interdisciplinaridade - O Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artmed.
  • SPIRO, R. J.; JEHNG, E. J-C. (1990). Cognitive Flexibility and Hypertext: theory And technology for the nonlinear and multidimensional traversal of Complex subject matter. In Don Nix e R. Spiro (Eds.) Cognition, Education, and Multimedia: Exploring Ideas in High Technology, Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 163-205.
  • SPIRO, R. J.; FELTOVICH, P. J.; JACOBSON, M. J.; COULSON, R. L. (1991). Cognitive Flexibility, constructivism and Hypertext: Random Access Instruction for Advanced Knowledge Acquisition in Ill- structured Domains. Educational Technology, May, 24-33.
  • SPIRO, R. J.; FELTOVICH, P. J. JACOBSON, M. J.; COULSON, R. L. (1992). Cognitive flexibility, constructivism, and hypertext: Random access instruction for advanced knowledge acquisition in ill- structured domains. In T. M. Duffy; D. H. Jonassen (Eds.) Constructivism and the technology of instruction: A conversation. Hillsdale, NJ: Lawerence Erlbaum Associates.
  • 1
    Ted Nelson (citado por Conklin, 1987), precursor dos sistemas hipertextuais, definiu, em 1967, hipertexto como "uma combinação de texto em linguagem natural com a capacidade de se ramificar e de ser interativo ou a apresentação dinâmica de um texto não-linear que não pode ser impresso convenientemente em uma página convencional" (p. 17).
  • 2
    Nós são as unidades de informação que compõem o hipertexto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    15 Abr 2004
  • Aceito
    30 Maio 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br