Resumo:
As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.
Palavras chave: "ensino de ciências"; "concepções prévias"; genética.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
- ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M.A. A didática das ciências. Campinas, São Paulo: Papirus, 1990.
- BIZZO, N. Concepções de herança de pacientes e familiares de serviço de aconselhamento genético. In: Coletânea do VIIEncontro "Perspectivas do ensino de Biologia", São Paulo: FEUSP, 2000. pp.529-532.
- CHAVES, S. N. Evolução de idéias sobre evolução: A evolução dos seres vivos na ótica de aluno e professor de Biologia do ensino secundário. 1993. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Dissertação de Mestrado, 1993.
- GRYNSPAN, D., REZNIK, T. Visões e opiniões sobre o gene e a genética: a parceria museu- escola como uma estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Tecnologia. In:, Coletânea do VIIEncontro "Perspectivas do ensino de Biologia" São Paulo: FEUSP, 2000. pp.658-661
- JUSTINA, L. A. D., LEYSER DA ROSA, V. Genética no ensino médio: temáticas que apresentam maior grau de dificuldade na atividade pedagógica. In:, Coletânea do VII Encontro "Perspectivas do ensino de Biologia" São Paulo: FEUSP, 2000. pp.794-795
- LEWIS, J. Genes, chromossomes, cell division and inheritance - do students see any relationship? International Journal of Science Education 22(2), 2000. pp.177-195.
- LEWIS, J.Traits, genes, particles and information: re-visiting student's understanding of genetics. International Journal of Science Education 26(2), 2004. pp.195-206.
- MALAGUTH, I. F., JANNES, C. E., PEREIRA, J. E. D. Ciência crítica e a genética dos livros didáticos. In: Coletânea do VI Encontro "Perspectivas do ensino de Biologia". Campinas:UNICAMP, 2000. pp. 102-105
- MELLO, C. M., MOTOKANE, M. T., TIVELATO, S. L. F. Ensino de genética: avaliação de uma proposta inovadora. In:. Coletânea do VI Encontro "Perspectivas do ensino de Biologia" Campinas:UNICAMP, 2000. pp. 376-377.
- MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: Coll, C., Martin, E., Mauri, T., Miras, M., Onrubio J., Sole, I., Zaballa, A. (Eds), O Construtivismo em sala de aula (pp. 57-77). São Paulo: Editora Ática, 1998.
- REBELLO, L. H .S. Concepções de célula viva entre alunos do primeiro grau. In:. Coletânea do VI Encontro "Perspectivas do ensino de Biologia" Campinas: UNICAMP, 2000. pp. 109- 111.
- REZNIK, T. O desenvolvimento do conceito e sua apropriação nos livros didáticos de biologia. 1995. Niterói: UFF, Dissertação de Mestrado, 1995.
- SANTOS, M. E. V. Mudança conceitual na sala de aula - um desafio pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.
- VENVILLE, G. J., TREGUST, D. F. Exploring conceptual change in genetics using a multidimensional interpretative framework. Journal of Research in Science Teaching 35, 1998. pp.1031-1055.
- WOOD-ROBINSON, C., LEWIS, J., LEACH, J. Young people's understanding of the nature of genetic information in the cells of an organism. Journal of Biological Education 35, 29 -36, 2000.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Dez 2005