Acessibilidade / Reportar erro

MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA1 1 Parte desse artigo foi apresentado no II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (24 a 28/11/2008, Canela, RS): "Multimodos de Representação e Aprendizagem Significativa de Concei tos: Implicações para a Investigação Básica no Ensino de Ciências".

MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT

A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação.

Biotecnologia; multimodos de representação; níveis de significação.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br