Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas1 1 Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado.

EDUCACIÓN INCLUSIVA DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD: representaciones sociales de los estudiantes universitarios de Ciencias Biológicas

INCLUSIVE EDUCATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES: social representations of Biological Sciences preservice

RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo comparar as Representações Sociais (RS) manifestadas pelos licenciandos acerca da educação inclusiva da pessoa com deficiência. A investigação fundamenta-se a partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais e apresenta uma abordagem mista. Os participantes foram licenciandos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul da Bahia. Quanto à coleta de dados, utilizamos um questionário de Associação Livre de Palavras. Em relação à metodologia de análise dos dados, utilizamos a fórmula da Ordem Média de Evocações e a análise de similitude utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam que as RS dos licenciandos ingressantes estão relacionadas à ideia de Inclusão, Respeito, Direito, Metodologia, Acessibilidade e Formação. Quanto às RS dos licenciandos concluintes, essas são pautadas numa ideia de Direito, Deficiência, Inclusão, Formação, Acessibilidade e Metodologia. Além disso, a análise indicou que tanto os ingressantes quanto os concluintes associam a educação inclusiva a um direito que deve ser respeitado.

Palavras-chave:
Formação docente; Senso comum; Inclusão escolar

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br