Acessibilidade / Reportar erro

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: UM NOVO "PARADIGMA"?1 1 Este trabalho resulta do aprofundamento de algumas questões levantadas em fala proferida em mesa redonda, durante o XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em Curitiba, março de 2003.

TECHNOLOGICAL SCIENTIFIC LITERACY: A NEW PARADIGMA?

Resumo:

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico- Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave:
alfabetização científico-tecnológica; abordagem conceitual; abordagem temática.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br