RESUMO:
A pesquisa objetiva analisar a presença e o tratamento da evolução humana em três documentos curriculares nacionais do ensino fundamental: os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A investigação possui caráter documental, com uso das técnicas de análise de conteúdo de Bardin. As unidades de análise selecionadas para o exame da evolução humana restringiram-se à área de conhecimento das Ciências Naturais, sendo frequenciadas e categorizadas de acordo com o seu conteúdo manifesto e latente. Os dados encontrados revelam uma escassez de conteúdos referentes à evolução humana nesses documentos e uma abordagem abrangente e superficial deste tópico pautada nos aspectos mais gerais da evolução, sem especificar conteúdos direcionados aos hominínios. O estudo abre caminhos para questionar a incipiência da evolução biológica no ensino fundamental, já que a ausência da compreensão evolutiva a longo prazo pode acarretar em prejuízos no debate público sobre a Ciência e em impactos no âmbito da cidadania e da saúde pública.
Palavras-chave:
Palabras-clave: Currículo; Diretrizes; Educação Básica