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PRÁTICAS EPISTÊMICAS NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA

RESUMO:

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas epistêmicas de Produção, Comunicação e Avaliação do conhecimento científico estabelecidas nas propostas curriculares oficiais para o ensino no Brasil, Chile e Colômbia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Foram analisados os documentos curriculares vigentes em cada país da área de Ciências da Natureza. Os documentos mostram que há um maior número de práticas epistêmicas associadas à dimensão social da Produção do conhecimento, seguidas da Comunicação e Avaliação do conhecimento. No Brasil, as práticas epistêmicas predominantes são a problematização, a conclusão e o uso da linguagem representacional. No Chile, prevalece o planejamento da pesquisa, articulando observações aos conceitos e apresentando suas próprias ideias. Na Colômbia, predomina o uso da linguagem representacional. Consideramos que as orientações curriculares presentes nos documentos normativos apresentam implicações para a formação dos alunos no que se refere à formação científica.Epistemic practices in the Natural Sciences curricula of Latin American countries: a study between Brazil, Chile, and Colombia

Palavras-chave:
Educação científica; conhecimento científico; práticas epistêmicas; documentos curriculares; América Latina

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