Acessibilidade / Reportar erro

A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING

Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências.

Leitura; Literatura; Ensino de Ciências


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br