Acessibilidade / Reportar erro

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

THEORETICAL-METHODOLOGICAL CONCEPTIONS IN THE DIDACTIC LABORATORY OF PHYSICS AT PASSO FUNDO UNIVERSITY

Resumo:

O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.

Palavras-chave:
ensino experimental; ensino superior; ensino de física; metodologia de ensino.

Abstract:

The present work addresses the theoretical-methodological conceptions from professors who adopt the physics didactic laboratory in their teaching practice in undergraduation courses at Passo Fundo University. It focuses on their theoretical basis and methodol ogy, relating it to the teaching-learning process. We considered the focus adopted by professors, the equipments that were used, and professors' objectives when developing experimental activities in physics teaching. This study was based on the perspective of cognitive processes of learning, the didactic transposition process, the identification of the laboratory adopted within different types of laboratories, and the different ap proaches to experimental physics teaching in Brazil. The data sources were semi-struc tured interviews. The results indicate that the professors who participated in the study consider experimental classes more relevant in their teaching, and that those activities make possible understanding concepts and physical phenomena.

Keywords:
experimental teaching; physics teaching; college level education; teaching methodology.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.
  • ASTOLFI, J.; DEVELAY, M. A didática das ciências. São Paulo: Papirus, 1995.
  • BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers {S.I.:s.n} 1978.
  • CHEVALLARD, Yves; JOHSUA, Marie-Albrete. La transposition didatique - du savoir sa vant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage Editions, 1991.
  • FERREIRA, Norberto C. As diferentes formas de atuação no laboratório.1985. Tese (Doutorado) - Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
  • JOHSUA, S.; DUPIN, J. Introduction à la didactique des sciences et des mathématiques. Paris: PUF, 1993.
  • MOREIRA, M. A.; LEVANDOWSKI, C. E. Diferentes abordagens ao ensino de laboratório . Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS, 1983.
  • PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.
  • PINHO ALVES, J. Atividade Experimental: uma alternativa na concepção construtivista In: VIIIEncontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. Atas do. VIII EPEFSão Paulo: SBF, 2002.
  • ROSITO, Berenice Álvares. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, Roque (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p.195-208.
  • SAVIANI, D. Escola e Democracia . 30 ed. Campinas: Autores Associados, 1996.
  • VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem . 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2003
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br