Acessibilidade / Reportar erro

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE SER VIVO/CÉLULA DOS ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

CONOCIMIENTOS PREVIOS ACERCA DEL SER VIVO/CÉLULA DE LOS ESTUDIANTES INGRESOS EN EL CURSO DE INGENIERÍA PESQUERA

FISHING ENGINEERING ENTERING STUDENT'S PREVIOUS KNOWLEDGE ABOUT LIVING BEINGS/CELL

RESUMO:

Este trabalho trata da formação de conceitos científicos no Ensino Superior do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIV, Xique-Xique-BA, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Envolve uma turma com 43 estudantes ingressos no primeiro semestre de 2013, na faixa etária de 17 a 30 anos. Este estudo tem como base as concepções espontâneas e científicas de estudantes sobre célula/ser vivo. Objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos nessa área e usamos para tal a entrevista estruturada (questionário). Os dados foram analisados de acordo com o método comparativo e os referenciais apresentados. Observamos que os estudantes, em geral, apresentaram um conhecimento científico limitado, tanto para os conceitos biológicos centrais quanto para os derivados.

Palavras-chave:
Conhecimento prévio célula/ser vivo; Vygotsky; Formação; Ensino Superior

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br