Ciência & Educação |
14 |
Teixeira et al. (2015TEIXEIRA, L. A; PASSOS, M; ARRUDA, S. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação. v. 21, n. 2, p. 525-541, 2015.); Souza (2014)SOUSA, M. C. Quando professores que ensinam Matemática estão em atividades de pesquisa. Ciência & Educação. v. 20, n. 4, p. 917-935, 2014.; Pires and Igliori (2013PIRES, C. M. M; IGLIORI, S. B. C. Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Ciência& Educação. v. 19, n. 4, p. 1045-1068, 2013.); Silva and Cunha (2012SILVA, F; CUNHA, A. M. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de Ciências do ensino fundamental. Ciência & Educação. v. 18, n. 1, p. 41-54, 2012.); Oliveira and Gonzaga (2012OLIVEIRA, C. B; GONZAGA, A. M. Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação. v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012.); Sangiogo et al. (2011SANGIOGO, F. A. et al. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química. Ciência & Educação. v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011.); Barcelos et al. (2010BARCELOS, N. N. S; JACOBUCCI, G. B; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de Ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação. v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.); Cattai and Penteado (2009CATTAI, M. D; PENTEADO, M. G. A formação do professor de Matemática e o trabalho com projetos na escola. Ciência & Educação. v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.); Galvão and Praia (2009GALVÃO, V. S; PRAIA, J. F. Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular ‘alimentação humana’. Ciência & Educação. v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009.); Rosa and Schnetzler (2003SCHNETZLER, R. P; et al. A investigação-ação na formação continuada de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.); Rodrigues and Carvalho (2002RODRIGUES, M. I. R; CARVALHO, A. M. P. Professores-pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física o contexto da avaliação. Ciência & Educação. v. 8, n. 1, p. 39-53, 2002.); Galiazzi and Moraes (2002GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.); Galizzi et al. (2001)GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001.; Vianna and Carvalho (2000VIANNA, D. M; CARVALHO, A. M. P. Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula. Ciência & Educação. v. 6, n. 1, p. 30-42, 2000.). |
Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) |
4 |
Bertini (2015BERTINI, L. Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas. Boletim de Educação Matemática. v. 29, n. 53, p. 1201, 2015.); Carneiro (2008CARNEIRO, V. C. G. Contribuições para a formação do professor de Matemática pesquisador nos mestrados profissionalizantes na área de ensino. Boletim de Educação Matemática. v. 21, n. 29, p. 199 - 222, 2008.); Bem-Chaim et al. (2008)BEN-CHAIM, D; ILANY, B; KERET, Y. Atividades Investigativas Autênticas para o ensino de Razão e Proporção na formação de professores de Matemática para os níveis elementar e médio. Boletim de Educação Matemática. v. 21, n. 31, p. 125-159, 2008.; Souza and Campos (2008). |
Investigação em Ensino de Ciências (IENCI) |
6 |
Coswosk and Giusta (2015COSWOSK, É. D; GIUSTA, A. S. Práticas investigativas no ensino de microbiologia: uma proposta metodológica para iniciação à pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências. v. 20, n. 2, p. 12, 2015.); Goi and Santos (2014GOI, M. E. J; SANTOS, F. M. T. Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas. Investigações em ensino de Ciências. v. 19, n. 2, p. 431-450, 2014.); Silva et al. (2014SILVA, J. R. S et al. Concepções dos estudantes de Ciências biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n. 3, p. 517-530, 2014.); Abreu et al. (2013ABREU, L; BEJARANO, N; HOHENFELD, D. O conhecimento Físico na formação de professores do ensino fundamental I. Investigações em Ensino de Ciências. v. 18, n. 1, p. 23, 2013.); Azevedo and Abib (2013AZEVEDO, M. N; ABIB, M. L. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 18, n. 1, p. 55, 2013.); Sá et al.(2011); |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências |
5 |
Paniago et al. (2014PANIAGO, R. N; ROCHA, S. A; PANIAGO, J. N. A pesquisa como possibilidade de ressignificação das práticas de ensino na escola no/do campo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 16, n. 1, p. 171, 2014.); Massi and Giordan (2014MASSI, L; GIORDAN, M. Introdução à pesquisa com sequências didáticas na formação continuada online de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 16, p. 75-94, 2014.); Teixeira (2013); Rosa and Lorencini (2007); Munford and Lima (2007MUNFORD, D; LIMA, M. E. C. Ensinar Ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.). |
Educar em Revista |
2 |
Catani (2010CATANI, D. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar em Revista. n. 37, p. 77 - 92, 2010.); Galiazzi et al. (2003GALIAZZI, M. C; MORAES, R; RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar em Revista. n. 21, p. 227 -241, 2003.). |
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) |
4 |
Lima and Pagan (2015LIMA, L. P. M; PAGAN, A. A; SUSSUCHI, E. M. Estudo de caso sobre alguns limites e possibilidades para formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso brasileiro de Licenciatura em Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 15, n. 1, p. 79-103, 2015.); Machado and Queiroz (2012MACHADO, M. A. D; QUEIRÓZ, G. R. P. A Cultura de Projetos, Construída Via Parceria Escola-Universidade, Contribuindo para a Qualidade da Formação Inicial e Continuada de Professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 12, n. 1, p. 93-116, 2012.); Lima and Amaral (2013); Rosa et al. (2003ROSA, M. F. P; et al. Formação de professores da área de Ciências sob a perspectiva da investigação-ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, p. 58 - 69, 2003.); |