Resumo:
Neste trabalho oi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.
Palavras-chave: DNA; livros didáticos; interdisciplinaridade.
Abstract:
This research analyses the teaching of the DNA as presented by both biology and chemistry textbooks for the medium level. The aspects analysed were the approach proposed and the teaching models presented. It was shown that there are problems concerning with both aspects. As a consequence, the teaching of the DNA occurs in a disconnected and sometimes incoherent way between the two subjects. It does not contribute for students understanding and developing of a critical view about themes related to genetic engineering that has been emphatically published by the media. We advocate that such a teaching occurs from an interdisciplinary perspective so that it could really favour students' meaningful learning.
Key-words: DNA; textbooks; interdisciplinarity.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jun 2004