Acessibilidade / Reportar erro

ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA

STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM

Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceituai por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na apren dizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as "palavras alheias" da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: "o assentimento" e "os entrelaçamentos", a partir da noção de "discurso citado" e "construção híbrida". Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assen timento dos estudantes ao discurso da ciência escolar.

Formação de conceitos; apropriação; análise do discurso; Bakhtin; EJA


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br