Acessibilidade / Reportar erro

AS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CIDADANIA

LAS REPRESENTACIONES DE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE UN GRUPO DE MAESTROS DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA: IMPLICACIÓN EN LA FORMACIÓN CIENTÍFICA PARA LA CIUDADANÍA

THE REPRESENTATIONS OF SCIENCE TEACHING AN ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS GROUP: IMPLICATIONS FOR SCIENTIFIC TRAINING FOR CITIZENSHIP

RESUMO:

Fundamentado no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com atenção especial a sua abordagem estrutural, o presente trabalho trouxe como objetivo identificar o conteúdo e a organização das representações do ensino de ciências construídas por um grupo de professores do Ensino Fundamental de um município no Estado do Espírito Santo, tratando de suas possíveis relações com o processo de formação científica nessa etapa da Educação Básica. Por meio de técnicas aplicadas à Teoria do Núcleo Central, foi possível perceber que o ensino de ciências é representado, em maior teor, como o mecanismo de ensinar conceitos e procedimentos característicos das ciências. Os termos CONHECIMENTO, LEITURA e OBSERVAÇÃO são centrais nessa representação. A identificação dessas representações sociais possibilitou ponderações sobre como esses professores concebem o objeto em questão e como este orienta suas ações, convergindo em discussões sobre sua materialização no processo de formação científica para o exercício da cidadania.

Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Representações Sociais; Professores do Ensino Fundamental

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br