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ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSEÑANZA DE CIENCIAS E INCLUSIÓN: REPRESENTACIONES SOCIALES DE MAESTRAS DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL - AÑOS FINALES

SCIENCE TEACHING AND INCLUSION: SOCIAL REPRESENTATIONS OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS

RESUMO:

Este estudo foi realizado com professoras de ciências do ensino fundamental II que lecionam para alunos com deficiência nas turmas regulares, em Jequié/Bahia. Objetivou-se compreender como as docentes têm se posicionado frente à inclusão educacional. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras e a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, em seguida, a Teoria das Representações Socais tipo de abordagem estruturalista subsidiou a análise de dados, por fim utilizou-se a análise de similitude. Os agrupamentos semânticos que tiveram uma alta frequência e uma baixa ordem média de evocações do termo indutor “Inclusão” foram Respeito e Direito, e para o termo “Ensino de Ciências e Inclusão” respectivamente, Direito, Metodologias diferenciadas e Aprendizagem. Os resultados indicam o reconhecimento por parte dos docentes que o ensino de ciências já possui indicíos inclusivistas.

Palavras-chave:
Deficiência; Inclusão educacional; Teoria das Representações Sociais

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