Natureza humanista |
a) A ciência como uma componente cultural no mundo contemporâneo. |
Gil-Pérez, Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Laugksch (2000LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual Overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000.), DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Furió et al (1998)FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de la Enseñanza de las ciencias em la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las ciencias v.19, n. 3, 2001., Shortland (1988SHORTLAND, M. Advocating science: Literacy and public understanding. Impact of Science on Society, v. 38, n. 4, 1988.), Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
b) Um modo particular, pessoal e humano, de examinar e compreender o mundo natural. |
Gil-Pérez; Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Shamos (1995SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995), Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.), Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
c) A ciência como uma forma de valor estético. |
Gil-Pérez; Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Furió et al, (1998)FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de la Enseñanza de las ciencias em la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las ciencias v.19, n. 3, 2001., Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
d) Visão cósmica da humanidade: noções de uma “obra humana” atemporal, busca pelo desconhecido e perpetuação da humanidade. |
Cachapuz et al (2005), Gil-Perez e Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., AAAS (1989)AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). American Association for the Advancement of Science. Science for all americans: a Project 2061 report on literacy goals in science, mathematics, and technology. Washington: AAAS, 1989., Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.). |
Natureza econômica |
e) Preparação para o Mundo do Trabalho. |
Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Fuiró et al (2001)FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de la Enseñanza de las ciencias em la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las ciencias v.19, n. 3, 2001., DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
f) Seguir carreiras científicas. |
Furió et al, (2001FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de la Enseñanza de las ciencias em la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las ciencias v.19, n. 3, 2001.), DeBoer(2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Fourez(2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Shortland (1988SHORTLAND, M. Advocating science: Literacy and public understanding. Impact of Science on Society, v. 38, n. 4, 1988.), Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.), Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
Natureza social |
g) Ciência para aplicação direta na vida cotidiana. |
Gil-Pérez; Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Laugksch (2000LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual Overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000.), DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Shortland (1988SHORTLAND, M. Advocating science: Literacy and public understanding. Impact of Science on Society, v. 38, n. 4, 1988.), Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.), Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.) |
h) Compreender a natureza e a importância da tecnologia e da relação entre ciência e tecnologia. |
DeBoer (2000)FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003., Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), AAAS (1989)AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). American Association for the Advancement of Science. Science for all americans: a Project 2061 report on literacy goals in science, mathematics, and technology. Washington: AAAS, 1989., Shortland (1988SHORTLAND, M. Advocating science: Literacy and public understanding. Impact of Science on Society, v. 38, n. 4, 1988.), Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.), Shen (1975SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975.). |
Natureza política |
i) Ser cidadãos informados e possam fundamentar suas escolhas e decisões. |
Gil-Pérez, Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Furió et al, (2001FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de la Enseñanza de las ciencias em la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las ciencias v.19, n. 3, 2001.), Laugksch (2000LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual Overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000.), DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Shamos (1995SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995), Miller (1987MILLER, J. D. Scientific literacy in the United States. In: D., Evered; M., O’Connor(org.), Communicating science to the public. London: Wiley, p. 19-40, 1987.), Thomas e Durant (1987THOMAS, G; e DURANT, J. Why should we promote the public understanding of science? In: SHORTLAND, M. (ed.), Scientific literacy papers (p. 1-14). Oxford: Department for External Studies, University of Oxford, 1987.), AAAS (1989)AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). American Association for the Advancement of Science. Science for all americans: a Project 2061 report on literacy goals in science, mathematics, and technology. Washington: AAAS, 1989., |
j) Compreender relatórios e discussões de ciência que aparecem na mídia e em contextos populares. |
Gil-Pérez; Vilches (2005)GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na sociedade Actual. In: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo, Cortez, 2005., Fourez (2003FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre: UFRGS, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.), Laugksch (2000LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual Overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000.), DeBoer (2000)DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6p. 582-601, 2000., Shamos (1995SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995), AAAS (1989)AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). American Association for the Advancement of Science. Science for all americans: a Project 2061 report on literacy goals in science, mathematics, and technology. Washington: AAAS, 1989., Miller (1987MILLER, J. D. Scientific literacy in the United States. In: D., Evered; M., O’Connor(org.), Communicating science to the public. London: Wiley, p. 19-40, 1987.). |