RESUMO:
O estudo objetivou refletir sobre as percepções de discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense a respeito da abordagem e contribuições da Educação para a Sustentabilidade para esses professores em formação. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu 50 estudantes de cinco instituições de ensino superior diferentes, na mesma região. Com relação às dimensões da Educação para a Sustentabilidade na formação, as percepções são pautadas, essencialmente, na valorização de aspectos pedagógicos relacionados com as disciplinas e na inserção de novas abordagens interdisciplinares e contextualizadas no decorrer do processo formativo, revelando carência nas dimensões que envolvem o respeito, a diversidade e a cultura. Assim, apesar de alguns aspectos formativos terem sido destacados positivamente, atenta-se para a necessidade de reflexão e (re)adequação na abordagem de algumas temáticas na formação ofertada, no tocante à estrutura curricular, prática docente e mesmo no posicionamento sociopolítico e ambiental das instituições de ensino.
Palavras-chave:
Formação inicial; responsabilidade socioambiental; reflexão discente