Acessibilidade / Reportar erro

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DIVULGACIÓN CIENTÍFICA Y DERECHOS DE LOS ANIMALES PARA LA PRIMERA INFANCIA: PROBLEMATIZACIÓN DE LOS ACUARIOS A TRAVÉS DE PRÁCTICAS LÚDICAS EN UNA ESCUELA DE EDUCACIÓN INFANTIL

SCIENTIFIC APPROACH AND ANIMAL RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD: PROBLEMATIZING AQUARIUMS THROUGH LUDIC ACTIVITIES IN A KINDERGARTEN SCHOOL

RESUMO:

Neste estudo, exploramos como crianças de 4 a 5 anos de idade abordaram os valores atribuídos ao habitat do tubarão. A sequência interativa examinada faz parte de um estudo de caso realizado em uma turma de uma EMEI no município de São Paulo, localizada em uma região periférica e vulnerável, composta por 32 crianças. Para compreender o contexto, elaboramos um mapa episódico e aplicamos as categorias de Lemke (1990) e Mortimer e Scott (2003) no estudo do padrão temático. Nosso objetivo foi verificar até que ponto a interação estabeleceu um espaço dialógico de escuta para as crianças, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicam que, desde cedo, as crianças apresentam visões socioculturais sobre o habitat do tubarão. No entanto, através de atividades lúdicas que incentivam a formulação de perguntas e a consideração de diferentes perspectivas, foi possível estimular o pensamento crítico e a reflexão ética das crianças sobre esse ambiente específico.

Palavras-chave:
Primeira infância; Difusão científica; Padrão temático

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br