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PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE LEISHMANIOSES: UM ESTUDO EM ÁREA ENDÊMICA DE MINAS GERAIS

THE PERCEPTION OF PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL TEACHERS REGARDING THEIR EDUCATIONAL PRACTICES ON LEISHMANIASIS: A STUDY IN AN ENDEMIC AREA OF MINAS GERAIS

As leishmanioses têm alta prevalência no Brasil e, particularmente, em Divinópolis, Minas Gerais. O desconhecimento das enfermidades favorece sua disseminação. Por isso, este artigo apresenta uma investigação sobre a percepção de práticas educativas realizadas por professores de Ciências e Biologia do ensino básico quanto ao tema leishmaniose. Foram entrevistados dez docentes, e empregou-se o critério de saturação e a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores atribuem pouca importância às leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente por considerarem-se despreparados. Apontaram, na região, várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas para preveni-las. O contexto da educação em saúde nas escolas dificulta a adoção de ações profiláticas. São discutidas alternativas para trabalhar o tema nas escolas, integrando ensino de ciências e saúde.

Leishmanioses; Percepção; Educação em saúde; Professores de Ciências e Biologia;


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