Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA

Educación Científica para la Justicia Social: discutiendo actores invisibles en el proceso de construcción de la ciencia

Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science

RESUMO:

Discute-se, fundamentado na História Cultural da Ciência e nas perspectivas de uma Educação em Ciências para Justiça Social, como o estudo histórico-cultural da prática científica de registro de eclipses totais em fins do século XIX e início do século XX, em aulas de física, possibilitou reflexões a respeito da participação e visibilização do trabalho de diferentes atores sociais na ciência. Para tanto, apresentamos resultados de uma pesquisa empírica pautada na metodologia de Pesquisa-Ação Histórica e com foco no Eclipse de Sobral de 1919. Os resultados apontam que os estudantes, ao longo da pesquisa, problematizaram o papel de diferentes participantes daquela prática científica, incluindo aqueles que não são cientistas, e como as questões de desigualdade social se fazem presentes na visibilização dos trabalhos dos diferentes atores sociais na ciência.

Palavras-chave:
História Cultural da Ciência; Justiça Social; Eclipse de Sobral

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br