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BIODIVERSIDADES LOCAIS COMO ELEMENTOS INTERCULTURAIS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS

BIODIVERSIDADES LOCALES COMO ELEMENTOS INTERCULTURALES: ANÁLISIS DE MOVIMIENTOS DISCURSIVOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE INICIAL EN CIENCIAS

LOCAL BIODIVERSITIES AS INTERCULTURAL ELEMENTS: ANALYSIS OF DISCURSIVE MOVEMENTS IN INITIAL TEACHING TRAINING IN SCIENCES

RESUMO

A pesquisa teve como objetivo analisar os posicionamentos discursivos de uma licencianda durante o desenvolvimento de uma oficina pedagógica intercultural (OPI) quando situações-problemas envolvendo as biodiversidades são enfatizadas. Orientados pela abordagem teórico metodológica da análise do discurso bakthiniana, os dados são provenientes da OPI realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza). Como resultados principais observamos que as interações discursivas no primeiro momento da OPI desencadeou posicionamentos discursivos que respondem a uma cultura performática do que é ser professor(a) de ciências. No decorrer das discussões na atividade, alguns deslocamentos dessa performance provocou movimentos dialógicos que transitavam entre discursos, produzindo hibridações entre a Ciência Moderna e de outras Ciências, via conhecimentos populares. Esse fenômeno transcende a compartimentalização curricular, construindo uma perspectiva intercultural crítica que busca não esvaziar as contradições socioculturais que atravessam as relações dos sujeitos(as) e das biodiversidades locais

Palavras-chave:
Interculturalidade Crítica; Discurso; Educação do Campo; Educação ambiental

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