Acessibilidade / Reportar erro

ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS

ARTICULANDO CONOCIMIENTOS CIENTÍFICOS Y PRÁCTICOS ACERCA DE LOS ÁCIDOS/BASES: UN ANÁLISIS DE LAS MANERAS DE HABLAR Y MODOS DE PENSAR DE ESTUDIANTES DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN QUÍMICA Y PELUQUERAS

ARTICULATING PRACTICAL AND SCIENTIFIC KNOWLEDGES ON ACIDS/BASES: ANALYSIS OF WAYS OF SPEAKING AND THINKING FROM LICENSED CHEMISTRY TEACHERS AND HAIRDRESSERS

RESUMO:

Este trabalho analisa formas de falar e modos de pensar sobre ácidos/bases a partir de significados construídos em duas situações distintas - na prática profissional de cabeleireiras, uma comunidade de prática, e na formação inicial de professores de química. A construção dos dados envolveu entrevistas individuais e semiestruturadas com cabeleireiras, e análise de relatórios e transcrição de falas de licenciandos quando relataram as suas interações com cabeleireiras, buscando identificar como elas compreendem ácidos/bases no contexto de tratamento capilar. Em geral, as cabeleireiras atribuem ao ácido sentidos não científicos associados a produtos para o cabelo usados na prática. No contexto acadêmico, foram identificados modos de pensar utilitarista/pragmático, substancialista, empirista, racionalista e relacional.

Palavras-chave:
Ácido/base; Comunidades de práticas; Perfil conceitual

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br