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Memória e Construção de Significados Sobre Substância Química: Uma Análise a Partir da Teoria da Rememoração

Memoria Y Construcción de Significados Sobre Sustancia Química: Un Análisis Desde La Teoría de la Rememoración

Memory and Meaning-Making about Chemical Substance: an Analysis from Remembering Theory

RESUMO:

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados alcançados de uma análise acerca do início do processo de construção de significados do conceito de substância química por uma dupla de estudantes do ensino fundamental a partir da teoria da rememoração. Para isso, adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa e uma análise ideográfica, adaptamos o método da descrição de Bartlett, e a dupla de estudantes respondeu um questionário, explorou três materiais educativos sobre o conceito de substância química e depois respondeu três questões sobre o referido conceito no intervalo de trinta minutos, sete e quinze dias. O diálogo entre a dupla foi registrado em áudio e vídeo, durante a resolução das questões, para posterior transcrição e análise. Na análise observamos algumas modificações mnemônicas, tais como elaborações, transformações, transferências e importações. Essas modificações podem expressar a emergência de novos significados, a partir da ressignificação do conhecimento prévio frente ao novo.

Palavras-chave:
Rememoração; Memória; Construção de Significados

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